A renovação que vem do amor de Deus.

A própria natureza criada aguarda, com vívido anseio, que os filhos de Deus sejam revelados. (Rom 8:19). Aqui nesta passagem que se enteste ate o versículo vinte cinco vemos o apóstolo Paulo dissertar sobre algo que vai um pouco além do nosso entendimento. Antes ele esteve falando justamente da glória de ser adotado na família de Deus; e logo, depois da ideia da glória, volta ao estado de luta neste mundo presente. Aqui traça um grande quadro de toda sorte de maldade e corrupção que assolava a época. E no mundo de hoje não se faz diferença os acontecimentos, pois vivemos numa época na qual os lideres seja do governo comum ou eclesiástico faze das leis seja ela civil ou de Deus uma eisegese, chegando as vezes ao cúmulo de fazer uma. (eusegese) eu sei que não existe tal palavra, mas dentro do contexto está encaixa.

Voltando a Paulo ele fala com a visão de um poeta. Vai à própria criação, o mundo criado, a natureza toda aguardando a glória que virá. No momento a criação está sujeita à corrupção. Hoje estamos num mundo onde a beleza murcha e meio a danosas atitudes que a beleza se corrompe; é um mundo agonizante; que aguarda ansiosamente a libertação de tudo isto e a vinda do estado de liberdade e de glória de vida.

O tempo presente está totalmente imerso na maldade humana, sujeita ao pecado, à morte e à corrupção. A renovação do mundo era e é uma das, grande ideia judia. O Antigo Testamento fala dela não entra em detalhes, mas fala dela. “Eis que eu crio novos céus e nova Terra” (Isaías 65:17). O sonho de um mundo renovado era muito grato aos judeus. Paulo sabia, e aqui dota a criação de consciência. Imagina a natureza desejando o dia em que o domínio do pecado tenha sido quebrado, e a morte e a corrupção tenham desaparecido, e a glória de Deus tenha vindo. Com um toque de intuição imaginativa, Paulo diz que a situação da natureza é ainda pior que a situação da humanidade.

O homem pecou deliberadamente; mas a natureza foi subjugada involuntariamente, não por sua própria escolha. Inconscientemente a natureza foi envolta na consequência da desobediência humana, ficou subjuga pelo pecado: Então voltou-se para o homem e ordenou: “Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te proibira comer, maldita é a terra por tua causa! Com sofrimentos obterás do solo o teu alimento, todos os dias da tua vida. (Gên 3:17). Assim aqui, com olho de poeta, Paulo vê a natureza aguardando a libertação da morte e a corrupção que o pecado do homem trouxe ao mundo.

A beleza poética é que Paulo via o estado do mundo e o estado da situação humana; mas também via o poder redentor de Deus, e a conclusão de tudo isto para ele era a esperança. E por isso, para Paulo a vida não era uma desesperadora expectativa de um final inevitável em um mundo encerrado pelo pecado, pela morte e pela corrupção; a vida era uma ofegante expectativa da libertação, a renovação e a recriação operadas pela glória e pelo poder de Deus. No versículo 19 Paulo usa uma maravilhosa palavra para desejo ardente. A palavra do grego é; apokaradokia, ἀποκαραδοκία; que entre outros significado ela descreve a atitude do homem que esquadrinha o horizonte com a cabeça erguida para frente, buscando ansiosamente à distância o primeiro sinal da irrupção da glória. Para Paulo a vida não era uma espera pesada e frustrante; a vida era uma doce imersão no amor de Deus.

Sendo assim O cristão está envolto na situação humana. Interiormente deve lutar com sua própria natureza humana pecaminosa. Exteriormente deve viver em um mundo de morte e corrupção. Mas, não só vive no mundo; vive também em Cristo. Não somente vê o mundo; olha mais além do mundo, em direção de Deus. O cristão não só vê a consequência do pecado; ele vê o poder da misericórdia e do amor de Deus. E, portanto, a tônica da vida cristã é sempre a esperança e nunca o desespero. O cristão aguarda, não a morte, mas a vida que vai além da vida, cheia de graça pois é a vida de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/10/2017
Código do texto: T6154722
Classificação de conteúdo: seguro