JESUS: HOMEM E DEUS

    

             JESUS: HOMEM E DEUS

     Jesus, como Filho amado de Deus, sempre se dirigia ao Pai Celestial, com respeito, reverência e submissão. São várias as passagens bíblicas,  através das quais, o Filho  nos ensinou como devemos nos dirigir e nos submetermos a Deus!

     "Eu e meu Pai somos  um" , Ele disse. A relação Pai-Filho ficou patente nas Escrituras, tendo sido  enviado, na condição e representação  humana,  para que,  como humanos, pudéssemos assimilar, pelo Espírito Santo, o caráter do Deus Triuno: Pai, Filho e Espírito Santo. Pessoas distintas, com autonomia e personalidades próprias, mas, indivisíveis como Deus! João 10:30.

       Na ressurreição de Lázaro, Cristo ergue os olhos aos céus, numa santa intimidade, agradecendo a Deus por tê-Lo ouvido:   "Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa da multidão que está ao meu redor, para que creiam que Tu me enviaste.” João 11:42.

        Por ocasião do batismo de Jesus no Jordão, as três pessoas da Santíssima Trindade se revelam simultaneamente. O Filho nas águas, o Espírito Santo,  surgindo  em forma de pomba e a voz de Deus-Pai, bradando dos céus: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."   Mateus 3:17.

         Erroneamente, algumas pessoas, com o pretexto de diminuir ou negar a deidade ( essência divina) de Jesus,  usam  a passagem do Jovem Rico,  onde Cristo afirma, que "bom é só Deus"! Todas as afirmações de Jesus, a respeito do Pai, igualmente se aplicam a Ele, como Deus. Apenas, com essa afirmação,  confrontava alguém que se julgava "perfeito"! Lucas 18:19.

          Essa Palavra é boa e adequada para nós, quando nos sentimos "espiritualizados" demais,  inflados de vaidade e orgulho, aceitando uma condição de superioridade espiritual,  que julgamos  ter, diante de um Deus onipotente, onisciente e onipresente!

          Jesus, cem por cento homem e cem por cento Deus, nos diz hoje que, se quisermos ser perfeitos, precisamos despojar da soberba interior,  aceitando o desafio, "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga” Lucas  9-23.

           Palavra do Deus, Jesus, para os nossos corações! Louvado seja!