Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Graça de Deus


"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef. 2:8).

Em Romanos 5:20, lemos: "onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus".
Este versículo confronta conceitos religiosos arragaidos em muitas mentes.

Muitos pensam assim: "Deus gosta somente de pessoas boas, Ele deve derramar mais do Seu amor e da Sua graça sobre aqueles que merecem mais". Porém, o texto acima declara exatamente o oposto: ONDE O PECADO É ABUNDANTE, DEUS DERRAMA MAIS DA SUA GRAÇA.


Abundar significa sobrar, sair pelas beiradas. O pecado suja a vida do homem, mas Deus é especialista em limpar pessoas sujas (Is. 1:18). Deus é gracioso!
O termo "caridade" (o amor sublime de Deus), hoje, literalmente, significa "obra para se alcançar graça divina", por isso, é sugestivo que tenha sido trocado por amor em I CO 13. Mas, o termo graça continua gerando conceitos para se entender o seu sentido, entretanto, a pessoa, de uma forma geral, desconhece o seu real significado.


De fato é difícil conceituar plenamente o que significa graça, é um mistério além da capacidade da razão.

Dentre os vários conceitos do significado do termo graça, este falou profundo em meu coração: GRAÇA SIGNIFICA QUE NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MAIS, E NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MENOS. Maravilhoso!!!!

DEUS NOS AMA COM O MÁXIMO AMOR QUE ELE PODE NOS AMAR, INDEPEDENTEMENTE DO QUE EU POSSA FAZER PARA AGRADÁ-LO. DEUS ABORRECE O PECADO, MAS AMA DE TAL MANEIRA (AMOR INDECIFRÁVEL PELA INTELIGÊNCIA DO HOMEM) O SER HUMANO, QUE ENTREGOU SEU PRÓPRIO FILHO PELA HUMANIDADE.

Fazemos bem em querer agradar a Deus, mas não há necessidade de preocupação, pois Deus já está sorrindo para nós, Ele já está se agradando de nós. Quantos hoje se acham desqualificados para a vida, porém, é a graça de Deus que nos qualifica e não nossos esforços. O apóstolo Paulo quando escreveu para os crentes de Roma sobre o significado da graça de Deus, para que não houvesse nenhum argumento contrário quanto ao que estava ensinando, adiantou-se, dizendo como os romanos poderiam confrontar o seu ensino: "JÁ QUE ONDE TEM PECADO SUPERABUNDA A GRAÇA, ENTÃO VAMOS PECAR MAIS, PORQUE QUANTO MAIS PECAMOS, MAIS GRAÇA TEREMOS".

Na verdade, o que Paulo estava querendo que eles entendessem, era que se porventura tropeçarmos, o amor de Deus pelo ser humano não será alterado. Havendo arrependimento, confissão e abandono do pecado há justificação e perdão, e isto, pela infinita graça de Deus.




Paulo Cezar Santos
Enviado por Paulo Cezar Santos em 17/10/2007
Código do texto: T698755

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Cezar Santos
Aracaju - Sergipe - Brasil, 60 anos
109 textos (13681 leituras)
2 e-livros (70 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 02:58)
Paulo Cezar Santos