Teologia do Culto...

Teologia do Culto

Junior Soares

Um dos nossos objetivos nesta matéria será avaliar nossos cultos. Olhando para dentro de cada um de nós, através da oração e leitura da Palavra, buscando a melhor atitude no culto a Deus.

Vivemos em um mundo de absoluta perda de valores, onde tudo deve ser feito buscando agradar a si mesmo: o culto do homem pelo homem. Percebemos com pesar, que o Culto a DEUS tem sido comprometido com tal pensamento mundano. Pastores, Lideres de Ministério de Música, Dirigentes de Culto, vivem o perigo diário de preparar cultos que agradem membros de sua comunidade e talvez a eles próprios.

Será que encontraríamos um caminho? Um roteiro definido de culto? Um melhor roteiro a cada domingo? Muitas vezes temos sub-estimado a Criatividade e a Grandeza do Espírito Santo ao desenvolver nossa própria concepção de adoração.

Dr. Shedd é direto em seu livro Adoração Bíblica, quando afirma:

É raro descobrir um coração que, com singeleza e sinceridade, busque o alvo com toda força. Somos salvos por meio do conhecimento de DEUS, através da fé em Jesus Cristo (Jo. 17:3), mas, quando adoramos de acordo com o desejo de DEUS, cumprimos o motivo divino que O levou a nos eleger e salvar (Ef. 2:8,10)

Nestes encontros estaremos avaliando vários tipos de cultos, com suas variações, dificuldades e benefícios. Consideraremos a existência das chamadas igrejas “tradicionais”, “avivadas” e as mais recentes neo-pentecostais com seus respectivos “Estilos de Culto”. Nosso desejo será aprender com a Bíblia e também utilizando nossas experiências a fim de equilibrar o que temos visto e vivido em nossas igrejas: muita música e pouca ministração da Palavra, ou ênfase do culto no financeiro, comunhão, libertação, entre outros. Bom senso e equilíbrio em nossas ações devem ser nosso alvo. Equilíbrio pessoal nos leva a uma vida plena, enquanto que o equilíbrio nos cultos nos leva a uma vida de comunhão e bons relacionamentos. Enfim, é preciso de todo coração buscar seriedade ao preparar e dirigir nossos cultos. Neste aspecto, algumas perguntas precisam ser feitas e quem sabe tentar respondê-las: Quantos do nosso tempo têm usado na preparação dos cultos? Quanto de tempo, pastor e líder de ministérios de música investem na preparação do culto? Quem determina a Liturgia?

Buscar a Essência da verdadeira adoração é lembrar sempre, que “Onde brilha o Sol da Justiça, não há necessidade de estrelas” . As igrejas estão repletas de crentes “contemplativos” que querem seus ídolos, seus ícones, porém, estão longe do compromisso com o Senhor dos Senhores...Sou ministro de música, amo conduzir a Igreja na Adoração. Para mim é maravilhoso estar à frente do Povo de Deus ajudando nos cânticos espirituais. Sei a tentação que é manipular o auditório, adicionando elementos que me agradam; incentivando músicas e ritmos que batem bem no meu coração e esquecendo de ouvir o Espírito Santo. Confesso que por muitas vezes me pego “achando” que sou o “Maximo” no violão ou na condução do tempo de cânticos. É a deixa para me lembrar que não sou nada sem a Graça do meu Bom Deus.

Ao final desta matéria será possível entender que buscar a revelação de Deus é fundamental para uma vida cristã sadia. Uma condução séria do culto e aprender com a Bíblia e seus exemplos o que o Espírito Santo espera de nós no momento do culto e na vida diária.

O Culto precisa ser vivo, dinâmico, presente, que nossos irmãos sintam-se bem e saibam o motivo e o porquê do que acontece, o dirigente saiba o que está fazendo ao cantar, orar, pregar, testemunhar no momento precioso e especial que é o culto.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

I Pe 2:9

LEMBRE-SE...

Nosso culto deve ser racional (Romanos 12) Talvez hoje, você não participe da organização dos cultos na sua igreja, porém, em breve poderá estar à frente de uma igreja, e o que você fará? Utilizará o culto como vimos agora? Ou tentará fazer diferença, baseando-se no estudo da Palavra de DEUS?

Que o Espírito Santo nos ajude nesta tarefa.

A Deus Toda Glória

Junior Soares