Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Teologia do Culto...

Teologia do Culto
Junior Soares
Um dos nossos objetivos nesta matéria será avaliar nossos cultos. Olhando para dentro de cada um de nós, através da oração e leitura da Palavra, buscando a melhor atitude no culto a Deus.
Vivemos em um mundo de absoluta perda de valores, onde tudo deve ser feito buscando agradar a si mesmo: o culto do homem pelo homem. Percebemos com pesar, que o Culto a DEUS tem sido comprometido com tal pensamento mundano. Pastores, Lideres de Ministério de Música, Dirigentes de Culto, vivem o perigo diário de preparar cultos que agradem membros de sua comunidade e talvez a eles próprios.
Será que encontraríamos um caminho? Um roteiro definido de culto? Um melhor roteiro a cada domingo? Muitas vezes temos sub-estimado a Criatividade e a Grandeza do Espírito Santo ao desenvolver nossa própria concepção de adoração.
Dr. Shedd é direto em seu livro Adoração Bíblica, quando afirma:

É raro descobrir um coração que, com singeleza e sinceridade, busque o alvo com toda força. Somos salvos por meio do conhecimento de DEUS, através da fé em Jesus Cristo (Jo. 17:3), mas, quando adoramos de acordo com o desejo de DEUS, cumprimos o motivo divino que O levou a nos eleger e salvar (Ef. 2:8,10)

Nestes encontros estaremos avaliando vários tipos de cultos, com suas variações, dificuldades e benefícios. Consideraremos a existência das chamadas igrejas “tradicionais”, “avivadas” e as mais recentes neo-pentecostais com seus respectivos “Estilos de Culto”. Nosso desejo será aprender com a Bíblia e também utilizando nossas experiências a fim de equilibrar o que temos visto e vivido em nossas  igrejas: muita música e pouca ministração da Palavra, ou ênfase do culto no  financeiro, comunhão, libertação, entre outros. Bom senso e equilíbrio em nossas ações devem ser nosso alvo. Equilíbrio pessoal nos leva a uma vida plena, enquanto que o equilíbrio nos cultos nos leva a uma vida de comunhão e bons relacionamentos. Enfim, é preciso de todo coração buscar seriedade ao preparar e dirigir nossos cultos. Neste aspecto, algumas perguntas precisam ser feitas e quem sabe tentar respondê-las: Quantos do nosso tempo têm usado na preparação dos cultos? Quanto de tempo, pastor e líder de ministérios de música investem na preparação do culto? Quem determina a Liturgia?
Buscar a Essência da verdadeira adoração é lembrar sempre, que “Onde brilha o Sol da Justiça, não há necessidade de estrelas”  .  As igrejas estão repletas de crentes “contemplativos” que querem seus ídolos, seus ícones, porém, estão longe do compromisso com o Senhor dos Senhores...Sou ministro de música, amo conduzir a Igreja na Adoração. Para mim é maravilhoso estar à frente do Povo de Deus ajudando nos cânticos espirituais. Sei a tentação que é manipular o auditório, adicionando elementos que me agradam; incentivando músicas e ritmos que batem bem no meu coração e esquecendo de ouvir o Espírito Santo. Confesso que por muitas vezes me pego “achando” que sou o “Maximo” no violão ou na condução do tempo de cânticos. É a deixa para me lembrar que não sou nada sem a Graça do meu Bom Deus.
Ao final desta matéria será possível entender que buscar a revelação de Deus é fundamental para uma vida cristã sadia. Uma condução séria do culto e aprender com a Bíblia e seus exemplos o que o Espírito Santo espera de nós no momento do culto e na vida diária.
O Culto precisa ser vivo, dinâmico, presente, que nossos irmãos sintam-se bem e saibam o motivo e o porquê do que acontece, o dirigente saiba o que está fazendo ao cantar, orar, pregar, testemunhar no momento precioso e especial que é o culto.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pe 2:9

LEMBRE-SE...
Nosso culto deve ser racional (Romanos 12) Talvez hoje, você não participe da organização dos cultos na sua igreja, porém, em breve poderá estar à frente de uma igreja, e o que você fará? Utilizará o culto como vimos agora? Ou tentará fazer diferença, baseando-se no estudo da Palavra de DEUS?
Que o Espírito Santo nos ajude nesta tarefa.
A Deus Toda Glória

Junior Soares



Junior Soares
Enviado por Junior Soares em 20/10/2007
Código do texto: T702167

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Junior Soares
Goiânia - Goiás - Brasil
35 textos (6337 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 21:30)
Junior Soares