Jesus, Cabeça da Igreja

Efésios 5.23

No capítulo cinco da carta de Paulo aos Efésios há alguns conselhos para o marido e para a esposa (a partir do v.22). Ela deve respeitá-lo e ele deve amá-la e por ela se entregar assim como Cristo se entregou por nós. Um deve ser submisso ao outro. No meio destes versículos preciosos para a vida conjugal Paulo afirma que o marido é a cabeça da esposa e Jesus é a cabeça da igreja.

A palavra cabeça vem de caput que tem o mesmo significado. A palavra serve tanto para designar a parte do corpo como também para indicar uma pessoa que exerce liderança. Não quero discutir neste texto a questão do marido ser cabeça da esposa, mas sim aprofundar no título de Jesus como cabeça da igreja, a propósito, qual a origem da palavra igreja e suas origens? Igreja vem ekklesia que significa aqueles que são chamados do mundo para vir a Deus. A igreja iniciou historicamente após a ressurreição de Jesus e o derramamento do Espírito Santo descrito no livro dos Atos dos Apóstolos e a partir dali começaram a cearem juntos e a compartilhar a Palavra, mais exatamente sobre a morte e ressurreição de Jesus. Havia também a ajuda aos mais pobres e às viúvas.

Antes de haver a igreja, os judeus já se reuniam nas sinagogas, que era um local onde eles reuniam. Esta prática começou depois do retorno do exílio da Babilônia. Não havia mais o templo por ter sido destruído, então decidiram se reunir num local para praticar a fé judaica. A ideia de sinagoga está relacionada com assembléia, que por sua vez tem na sua origem a ideia de uma reunião de pessoas com idéias e condutas semelhantes. A igreja de Jesus seria uma continuação lógica de juntar pessoas que crêem, agem e pensam de forma semelhante em relação a Jesus. Nada mais justo o Senhor ser “o cabeça” desta assembleia.

A igreja cristã ao longo do tempo sofreu rupturas, divisões. Foi reformada e uma nova linha de pensamento se originou e ainda dentro da igreja reformada há variedade de linhas de pensamento e confissões variadas, maneiras de conduzir o culto, de batizar e outras práticas. Fica a pergunta: Jesus é cabeça de qual Igreja?

Quando Paulo afirma que Cristo é a cabeça da Igreja, imagino que ele esteja pensando na igreja que crê na morte e ressurreição de Jesus para redenção do pecado. Além de crer, existe a prática de servir ao próximo, que nada mais é do que amar de forma indistinta e sem reservas. Quem assim procede faz parte da Igreja, seja da católica, protestante ou qualquer denominação cristã, costuma-se dizer que faz parte da igreja invisível, afinal a igreja não é uma construção feita pelos homens, mas sim corpo vivo, cuja cabeça é Jesus.

11/09/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 11/09/2020
Código do texto: T7060470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.