PURIFICAÇÃO DO TEMPLO (III Dom. Quaresma)

No evangelho deste III Domingo da Quaresma, (Jo 2,13-25), vemos Jesus indo ao Templo de Jerusalém por ocasião da Páscoa judaica, e lá chegando expulsa os vendilhões do templo com um chicote de cordas.

“No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas” (Jo 2, 14-15).

Essa ação faz lembrar a antiga profecia de Zacarias que dizia: : “Nesse dia não haverá mais comerciantes dentro do templo de Javé dos exércitos” (Zc 14,21).

Jesus não compactua com a atitude exploratória daqueles que usavam o Templo e a religião para explorar o povo. Ao expulsar os vendilhões juntamente com os animais usados nos sacrifícios, Jesus nos mostra a caducidade daquele sacrifício e daquele culto corrompido pala exploração dos mais pobres. De agora em diante, o Templo é o seu corpo, que será em breve morto e ressuscitado e o único sacrifício é a sua Páscoa da nova e Eterna Aliança.

“Temos aqui o centro do evangelho deste dia. Jesus não só aboliu os sacrifícios no templo de Jerusalém; ele decretou que o fim do Templo já chegou. É através do seu corpo, morto e ressuscitado, que o povo se reencontra com Deus para celebrar a Páscoa da libertação.” (Padre José Bertolini. Roteiros Homiléticos, anos A,B e C, Festas e Solenidades. Paulus, 2019)

Este Evangelho nos mostra que a Religião jamais pode ser usada para explorar o irmão ou obter vantagens, pelo contrário deve ser um modo de se unir a Deus e servir. São Tiago nos ensina que "A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo." (Tiago 1,27)

Fica claro que para nós cristãos: Cristo é o nosso caminho ao Pai. Ele substituiu os antigos Sacrifícios e o Templo. E em outra parte do Evangelho nos diz “Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo14,6)”

In caritate Christi,

Leandro Martins de Jesus

Uma Santa Quaresma a todos!

Referencias:

Bíblia do Peregrino. Paulus, 2018.

BERTOLINI, Padre José. Roteiros Homiléticos, anos A,B e C, Festas e Solenidades. Paulus, 2019.

Ps: Para ler uma reflexão sobre o II Domingo da Quaresma procure o nosso texto TRANSFIGURAÇÃO na parte de ensaios em nosso perfil.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 07/03/2021
Código do texto: T7200578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.