O Sofrimento de Jesus

Muitas pessoas não conseguem entender, ou compreender, como foi o sofrimento do Senhor Jesus na cruz do Calvário. Muitos filmes sobre Jesus já passaram na TV; dando uma ideia de como foi o terrível sofrimento pelo qual passou o nosso Salvador.

E a verdade é que, por mais que tentemos analisar como tudo aconteceu, ainda assim fica difícil termos o exato entendimento sobre o cruel assassinato de Jesus na cruz.

O nosso Senhor e Salvador foi humilhado. Mas que tipo de humilhação Ele sofreu?

*** Quais sentimentos tomaram conta de Jesus no dia de Sua morte?

*** Quais pensamentos estavam em sua cabeça?

*** Quais eram as dores que Ele, como um homem de carne e ossos, teve que suportar?

.

.

Não quero escrever um texto longo aqui, nem copiar nada de outros escritores. Porque Deus dá a cada pessoa um certo discernimento para esclarecer as coisas. Mas aqui eu vou explicar um tipo de humilhação que muitas pessoas ainda não levaram em consideração. Sim, tem muita gente pensando que o Senhor Jesus foi um homem comum, que não sofreu muita coisa.

A Bíblia diz que Jesus VEIO PARA O QUE ERA SEU, MAS FOI REJEITADO. João 1:11-13

O apóstolo João escreveu: “Ele [Jesus] veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” - João 1:11-13

** Se você já foi desprezado, rejeitado, traído, humilhado, abandonado, poderá entender um pouco como foi ruim para o Senhor Jesus ser REJEITADO E ASSASSINADO, PELO SEU PRÓPRIO POVO JUDEU!

Agora vamos analisar outra situação. Certa feita, quando eu era um adolescente de uns 12 anos de idade; eu estava no pátio da escola, na hora do intervalo. E um colega meu, que gostava de nossa bagunça, aproximou-se de mim, por trás, sem eu perceber, e abaixou a minha calça de moletom até o chão.

Naquele momento, os olhos de todos os alunos naquele pátio se voltaram para mim. Eu fiquei com VERGONHA, mesmo sendo um garoto bagunceiro, que também "infernizava" a vida dos meus colegas de classe.

Mesmo eu aceitando aquelas brincadeiras, fiquei com vergonha de ter a calça abaixada até o chão, e ter que agachar de pressa para subir a minha calça. Mas, como eu sou preto, ninguém notou em mim o meu rosto vermelho de vergonha. Mas aquela situação foi constrangedora.

E quero dizer aqui, que eu não briguei com meu colega, não ficamos “de mal”, nada disso ocorreu. Eu estava acostumado a sofrer “Bullying”, porque todos nós falávamos a mesma língua. Um bagunçava com o outro, e no final, todos continuavam sendo bons amigos.

Mas, quero voltar para o foco dessa mensagem que é falar, ou tentar, descrever um pouco sobre os sofrimentos e as humilhações de Jesus Cristo.

TIRARAM A BARBA DE JESUS CRISTO.

Em outras culturas, em vários países, tirar a barba, ou raspar-se, é normal. Não tem nada de “estranho” em tirar a barba por completo. Porém, para os judeus, a barba é super importante. E isso está enraizado na cultura deles. É algo, podemos dizer, sagrado!

.

A respeito da barba, existe um Salmo que diz:” É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.” - Salmo 133:2

Como podemos ver, é citada duas vezes A BARBA!

Como já disse, para os homens judeus, usar barba é muito importante. É uma espécie de identidade para eles. Ao contrário de outros povos que não usam barba, ou não veem a barba como algo “sagrado”.

Mas, o que isso tem a ver com a humilhação de Jesus?

Quando o Senhor Jesus foi preso pelos soldados romanos, Ele foi julgado secretamente na calada da noite, para evitar um tumulto, uma revolta, pois os seus seguidores o defenderiam e causariam uma confusão nas ruas da cidade. Por isso, os sacerdotes judeus combinaram com os soldados romanos, para prenderem Jesus, em segredo, sem alarde.

Jesus foi preso, espancado, humilhado, tudo isso em segredo, pra ninguém espalhar que uma grande covardia estava sendo feita contra Ele. Porque não havia nenhum crime em Jesus que justificasse as torturas pelas quais Ele passou. Mas tudo isso já estava escrito e deveria acontecer. Tudo o que aconteceu já tinha dia e hora marcados.

O nascimento virginal de Jesus Cristo foi profetizado pelos profetas. E essa profecia tinha que se cumprir de qualquer jeito, pois a palavra de Deus não falha!

Em Mateus 1:22,23 lemos assim: “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”.”

JESUS É DEUS!

Ele Se fez carne para salvar toda a humanidade, limpando e purificando o homem e a mulher de seus pecados. Essa é a missão do Senhor Jesus neste mundo. Ele veio a este mundo de pecado para nos salvar. Mas, voltemos a falar sobre a humilhação e sobre a barba.

Depois que Jesus foi trocado por um terrorista chamado Barrabás, ele recebeu a sentença de morte. Então, Ele apanhou bastante, foi cuspido, levou socos e pontapés, ouviu insultos, palavrões, e blasfêmias terríveis... Mas permaneceu em silêncio como um cordeiro mudo que vai ao matadouro.

O profeta Isaías, escrevendo a respeito de Jesus, disse: “Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.” – Isaías 53:7

O mesmo profeta Isaías, descrevendo as aflições do Messias de Israel, disse: “Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e a minha face, AOS QUE ME ARRANCAVAM A BARBA; não escondi o rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.” – Isaías 50:6

O texto fala sobre ter abarba arrancada!

E é sobre isso que eu quero falar a partir de agora. Já sabemos que a barba é muito importante para um judeu. E Jesus sendo judeu, e tendo a barba arrancada, estaria servindo de chacota e zombaria para uma multidão que acompanhava o seu sofrimento. Mas era exatamente isso que os judeus e os romanos queriam.

JESUS TEVE SUA BARBA ARRANCADA.

E naquela ocasião, só os Gays raspavam o rosto. Então fizeram com Jesus muito escárnio e deboche. Fizeram daquela situação constrangedora, um grande espetáculo, para humilhar um ser humano inocente. Não tiveram dó nem piedade de Jesus.

Ele foi visto como um homem amaldiçoado, que merecia a morte, por se declarar “Filho de Deus!” - João 10:33

"Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." - João 10:33

Sem barba, Jesus foi humilhado. E para piorar ainda mais a situação, ARRANCARAM TODA A SUA ROUPA! Aí a humilhação foi ao extremo. Deixaram Jesus Cristo completamente nu, diante de uma grande multidão de homens, crianças e mulheres; que estavam todos ali, esperando a crucificação de uma pessoa que não cometeu crime algum.

Mas, no Velho Testamento, um texto importante para os judeus, dizia: “Maldito todo homem que for pendurado no madeiro...”

“o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim, não contaminarás a tua terra, que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” - Deuteronômio 21:23

O apóstolo Paulo, profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, escreveu assim: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro..” - Gálatas 3:13

Então sabemos que Jesus foi crucificado porque se tornou “maldito”. Mas, somente aos olhos dos homens, porque Jesus é o próprio Deus, e estava num corpo humano aqui nesta terra, sendo incompreendido pelo seu próprio povo judeu. Os sacerdotes, que tinham nas mãos as Santas Escrituras, não conseguiram compreender que a profecia sobre Jesus se cumpriu. E não puderam entender com clareza que Ele mesmo era o Messias Jeová do Velho Testamento, que um dia viria ao mundo em forma de homem!

O apóstolo João escreveu assim: “O VERBO ERA DEUS. O VERBO SE FEZ CARNE” – João 1:1-4

Jesus Se humilhou ao descer do Céu à terra. E foi ainda mais humilhado ao ser rejeitado pelo seu próprio povo judeu. Teve sua barba arrancada, foi torturado e ficou nu diante de uma grande multidão. E sentindo dores cruéis e indescritíveis, já crucificado, Ele entregou seu espírito e morreu.

Ainda, para confirmar a morte, um soldado romano se aproximou de Jesus, que já estava morto, e furou com uma lança o seu lado. E de Jesus jorrou água e sangue.

"Contudo, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e imediatamente brotou sangue e água." - João 19:34

JESUS VERDADEIRAMENTE FEZ O PAPEL DE UM CORDEIRO QUE FOI SACRIFICADO COMO OFERTA PELOS NOSSOS PECADOS.

"No dia seguinte João Batista viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

- João 1:29

Mas quero também escrever sobre o fato de estar nu diante da multidão. Muitas pessoas tem a facilidade de estar sem roupas nas novelas, nos filmes, nas capas de revistas, etc...

São pessoas que não ligam para o pudor e a decência, porque alegam que esse é o seu trabalho. Mas o mesmo não acontece com as pessoas mais conservadoras, que sentem vergonha de se expor publicamente.

Agora, imagine você se naquele tempo foi fácil para o Senhor Jesus ficar pelado na cruz, numa altura, acima da cabeça das pessoas. Suspenso na cruz, sangrando, sentindo dores até morrer. Você acha que foi fácil? Acha que foi simples?

Simples é para um ator, ou uma atriz de novela, que já estão acostumados com a depravação e a imoralidade. Para eles, ficar nu é um “glamour”, pois tem a oportunidade de mostrarem o corpo malhado na academia. Mas para Jesus Cristo, homem santo, puro, sem pecado, isso foi uma grande humilhação.

Deixaram o Senhor Jesus semelhante a um efeminado ou homossexual de sua época (grego: Malakoi).

Um homem sem barba, com o rosto totalmente liso, sem nada. Foi uma afronta para Jesus que era judeu e obedecia a Lei de Moisés que dizia: “Não cortem o cabelo dos lados da cabeça nem aparem as pontas da barba.” - Levítico 19:27

A prova de que o Senhor Jesus teve sua barba arrancada e ficou com um rosto diferente, é que os discípulo que caminhavam na estrada de Emaús, NÃO O RECONHECERAM APÓS A SUA RESSURREIÇÃO! - Lucas 24:13

"E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem..." - Lucas 24:13-16

Tudo o que fizeram com Jesus foi feito por pirraça, de propósito, para escarnecer, para zombar, para humilhar, para causar terror......

Mas em sua bondade e grande amor, Ele disse: “PAI PERDOA-LHE PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM” - Lucas 23:34

Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. - Lucas 23:34

____________________

Bom, quero terminar aqui esse texto. Espero que você reflita melhor sobre o sofrimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e saiba que nenhum ídolo deste mundo (cantores, atrizes, artistas, filósofos, ) merece nossas lágrimas.

Por melhor que seja uma pessoa neste mundo, ela não merece a nossa adoração. Só Jesus Cristo é digno de receber toda honra e toda glória, sempre. Pois Ele é DEUS, SENHOR e ÚNICO SALVADOR! - Isaías 43:10,11 / Apocalipse 19:16

JESUS enfrentou toda a agonia da Cruz para nos salvar!

Não negue o Senhor Jesus!

Pois Ele é Deus!

"Então Jesus exclamou, uma vez mais, em alta voz e entregou o espírito. No mesmo instante, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra estremeceu, e fenderam-se as rochas. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que haviam morrido foram ressuscitados." - Mateus 27:50-52

Se você ainda não entregou a sua vida para o Senhor Jesus, aceite-o no seu coração hoje mesmo! Só Jesus tem palavras de vida eterna. - João 6:68

Disse Jesus: “QUEM ESTÁ EM MIM, E EU NELE, ESSE DÁ MUITO FRUTO. SEM MIM VOCÊS NÃO PODEM FAZER NADA!” – João 15:5

Jesus também disse: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM..." - João 14:6

IN NOMINE CHRISTI AMEN

____________________

Junior Silva - 2021

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 08/11/2021
Reeditado em 09/11/2021
Código do texto: T7381327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.