A parábola da dracma perdida (II Parte)

I:3- Os dez valores na Família... Como identificá-los?

1)-Amor

“... Deus é amor” (I João 4:16)

• A mulher Vencedora entende que o amor de Jesus, é oxigênio do Reino de Deus, e sabe que sem esse sentimento pela família ela não consegue viver. A mulher Vencedora é capaz de amar sem perder a coerência desse sentimento maior, o tempo todo, pois Jesus é a essência de sua vida.”

• O Amor de Deus é o princípio que cria e sustenta a relação conjugal na formação da Família. Esse sentimento nobre cria e sustenta as relações familiares com dignidade e profundidade. Ele (O amor de Deus), nos leva ao equilíbrio nas relações afetivas. Ele é a pedra fundamental para a crença nas igualdades sociais e nas finidades relacionais da família. Além do mais, o amor é o catalizador na relação conjugal. A base do maior entre as pessoas é espiritual.

2)- Respeito

“Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deu

e honrem o rei. (1 Pedro 2:17)

• “A mulher Vencedora tem um respeito imenso pelas pessoas, porque acima de tudo respeita seus limites e compreende as imperfeições dos outros e tem empatia pelos outros porque sabe que está sujeita as mesmas imperfeições dos outros.

• O respeito começa dentro da pessoa. O estado original do respeito baseia-se na percepção de ver o outro como uma entidade singular, uma força viva internamente, um ser espiritual, uma alma. A consciência elevada de saber “quem sou eu em Cristo” apareço de um lugar autentico de valor puro. Com a vivencia em Cristo, o respeito, internaliza-se como autorrespeito, ao qual se define respeito por si mesmo e leva a honrar assim o valor dos outros. Respeito é aceitar a pessoa como é, não como gostaria que ela fosse., porem recusar que ela fique do mesmo jeito; é desejar com brandura, que fique semelhante a Jesus.

3)- Responsabilidade-

“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mct. 12:36-37).

• A mulher Vencedora mede suas palavras e fala com coerência através de seus atos, para que haja perfeita harmonia, entre o que ela diz com aquilo que ela faz. A conclusão disso é uma vida harmoniosa, cujo discurso é a própria vida.

• Uma pessoa responsável cumpre o dever designado permanecendo fiel à meta. Os deveres são executados com integridade e sentimento de propósito. Dentro da família, as circunstancias, necessidades e escolhas colocam as pessoas em papéis e situações especificas. Os deveres precisam ser executados com integridade e com um sentimento de propósito. A mulher (especificamente) recebeu um papel de adjutora). Ela deve estar cônscia disso e não desejar ser alguém mais, ou estar em algum outro lugar. Os deveres precisam ser executados com integridade e propósitos.

4)-Honestidade-

“Observando a conduta honesta e respeitosa de vocês” (1 Pedro 3:2)

• A mulher vencedora é honesta; os seus atos são realizados na medida exata de seu caráter. Honestidade que não há contradições ou discrepâncias em pensamentos, palavras ou ações. Ser honesto com o “nosso eu real” e com o propósito de uma tarefa, conquista confiança e inspira fé nos outros.

• Honestidade é jamais usar erroneamente aquilo que é dado em confiança. É ter uma consciência limpa perante a si mesmo e perante o próximo. Honestidade e a percepção do que é certo e apropriado no nosso papel, no nosso comportamento, nos nossos relacionamentos.

5)- Humildade

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”. (Provérbios 15:33)

• A mulher vencedora sabe que a soberba é inimiga dos relacionamentos profundos e saudáveis. Uma pessoa que incorpora a humildade se esforçará por escutar e aceitar os outros.

• Quanto maior for a aceitação dos outros, mais a pessoa será mantida em auto estima, e mais ela será escutada. Uma palavra falada com humildade tem o significado de mil palavras. Humildade é aceitar princípios naturais que não podem ser controlados. Tudo que temos, desde os corpos nos quais nascemos até nossas posses mais estimadas, é herdado.

• Portanto, usar estes bens de uma forma digna e benevolente torna-se um imperativo moral. No momento da morte, tudo será deixado para trás.

6)- Tolerância

Mateus 5:43-47 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45 para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. 46 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo? 47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também assim?”

• A mulher Vencedora é paciente e tolerante. Através de entendimento e mentalidade aberta, a pessoa tolerante atrai alguém diferente; e através de genuinamente aceitar e adaptar-se, cada pessoa demonstra tolerância na forma pratica.

• A meta da tolerância é a coexistência pacifica. Embora a tolerância reconheça a individualidade e a diversidade, ela remove máscaras divisórias e desmancha as tensões criadas pela ignorância. Assim como um jardineiro reconhece as características de cada variedade de semente e prepara os solos de acordo, a pessoa tolerante leva em consideração a singularidade de todas as pessoas. Como resultado, os relacionamentos desabrocham.

7-Cooperação

(Eclesiastes 4:9-12) “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas aí do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de práticas

• A mulher Vencedora é Cooperadora. Aquele que coopera recebe cooperação. O método para cooperar é usar a energia da mente para criar vibrações de bons votos e sentimentos puros para os outros e para a tarefa.

• Permanecendo desapegado, objetivo influenciado por valores mais íntimos e não por circunstancias externas, na forma da sabedoria que emerge. A cooperação não é um jogo de barganha no qual o sucesso de uma pessoa é obtido as custas ou a exclusão em interações do sucesso dos outros.

• A meta constante da cooperação é o benefício mútuo em interações.; ela é governada pelo princípio do respeito e da reciprocidade.

8)-Simplicidade

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. (1 Pedro 3:3-4)

• A mulher vencedora é simples. A simplicidade convoca instinto, intuição Simplicidade e insight para criar pensamentos cheios de essência e sentimentos de empatia.

• A simplicidade é a consciência que conduz as pessoas a pensar seus valores. A simplicidade é bela como a lua, irradia serenidade em contraste com atrativos para aqueles cuja visão tornou-se habituada a superficialidade.

• No entanto, para aqueles que um insight refinado de artista, um vislumbre de simplicidade é suficiente para reconhecer a obra prima.

9) Paz

A mulher vencedora promove a paz e a unidade em seu lar

Isaías 26:3-4: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.”

• A mulher vencedora é Pacifica. Em sua forma mais pura, a paz é o silencio interno preenchido com o poder de Cristo em nós. Paz é a característica proeminente do que nós chamamos de “uma sociedade civilizada”. Nesse caso, um lar ajustado.

• O caráter de uma família pode ser visto através da consciência coletiva de seus membros. Paz é energia qualitativa que emana constantemente da Única fonte imperecível que é Cristo.

• Exercer o poder da paz, abarca o princípio fundamental de uma espiritualidade sadia.

A Paz, promove a unidade

“Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos”.

Efésios 4:4-6

• A mulher Vencedora tem a habilidade de construir “Sinergia” (Fusão de elementos que se tornam único), estabelecendo a resiliência.

• Unidade é a harmonia interna e entre os indivíduos que compões a família. A unidade é sustentada concentrando energia e focalizando pensamento, aceitando e pela tarefa apreciando o valor de todos os componentes e não apenas um no outro, mas também a tarefa singular que cada membro da família pode oferecer, permanecendo leal, não apenas uma ao outro, mas também a tarefa.

• em princípios universais centrais. A grandeza da unidade é que todos são respeitados. A unidade cria a experiencia de cooperação, aumenta o ânimo e o entusiasmo pela tarefa e torna a atmosfera poderosa e capacitadora,

10)- Felicidade

Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados."

1 Pedro 3:14

É um sentimento de bem estar diante de todas as circunstancias da vida. Circunstancias sejam elas quais forem, boas ou más. Isso não é um conformismo mórbido, mas sim, uma inconformidade com a tragédia, em que um paradoxo se instala: Entristecidos, porém sempre alegres. Nisso resulta numa ação pratica otimista, lutar para as coisas melhorarem. Transformando problemas em ferramentas resilentes, aos quais tais dificuldades que por ora se apresentam encontrarão a solução.

.

continua...

pedroluizalmeida
Enviado por pedroluizalmeida em 17/03/2022
Código do texto: T7474874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.