A parábola da dracma perdida (III parte)

A mulher Vencedora, e o resgate da alegria!

Texto- Lucas 15:8-10

“Ou qual mulher que tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligencia até achar? E, achando-a convoca as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lucas 15:8-9)

Tese- Os valores perdidos geram tristeza, mas, é possível recuperar os valores, para restaurar a alegria divina alegria divina na família.

Introdução- O propósito dessa aula é explicar mais completamente sobre os conceitos de valores expostos na lição 1.

I -Introdução

A mulher da dracma tinha dez moedas em sua joia. Percebeu que faltava um dos valores. A perda de valores ocasiona a tristeza como um sentimento maior no relacionamento conjugal. A tristeza vem como consequência da perda de qualquer valor dos dez citados na parábola. A alegria desaparece, e uma insatisfação toma conta, criando frustrações descontentamento, e outros sentimentos perniciosos, senão vejamos: Valores perdidos, as consequências podem desembocar em tristeza, e mais do que nunca, é preciso dar início a busca dos valores perdidos para que a alegria seja restaurada.

, para que a tristeza invadisse sua casa. Seja qual for o valor que se perca, mesmo que sobrem outros nove. O estrago é imenso.

II-Analisando os valores que ao se perder dentro de casa trazem tristeza: Como deve ser feita essa avaliação?

“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”: Marcos 12, versículos 30 e 31

1)- Amor

Perderam-se os valores? (Identifique)

Perdeu o amor?

A ausência de amor gera a tristeza e a frieza nos relacionamentos. Segundo alguns terapeutas, os sentimentos de não adaptação ao outro, de entender ou ser entendido, de não ser o mais importante para a outra pessoa, em geral desencadeia sentimentos de mágoa, frustrações e rejeição. “E isso servirá de alerta de que algo não está bem, pode ser o caminho para o desamor.

Quando o amor esfria, o sentimento de tristeza, assoma a alma.

• A perda do valor do amor surge o desejo de encontrar o amor em outro relacionamento. Lembre-se Onde perdeu o amor? Valores, se perdem dentro de casa. O Livro do apocalipse recomenda: “Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembra-te, pois, de onde caístes, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras ...”

2)-Respeito

Perdeu o respeito?

Respeito significa: ter consideração, E DAR valor a outra pessoa.

1) “Deem a cada um o que lhe é devido... O respeito, a quem vocês devem respeito,” Romanos 13:7

Resultado da falta de respeito: Surge a amargura e os ressentimentos, criam as paredes de isolamento, e surge o bloqueio na comunicação entre o casal e os filhos.

2) O respeito antes de começar dentro de casa, começa dentro do indivíduo. É preciso estimular o pensamento para construir uma consciência elevada de saber “quem sou eu” em Cristo. A partir daí, passarei a ver o imenso respeito de Deus para comigo, como sou tratado por Deus como filho Dele. Na medida desse autoconhecimento, é que saberei a medida do meu respeito pelo outro. Nesse quesito, o começo de todas as fraquezas é a ausência da palavra “auto”. Removida do auto respeito. O vácuo é preenchido por uma variedade de desejos e expectativas, cada qual, especificamente projetado para consideração ou respeito de outros. O indivíduo tendo se tornando dependente de forças externas ao invés de poderes internos, querendo impor respeito por coisas ou objeto que fez ou faz, quando na verdade o respeito não é ser reconhecido por situações externas, mas por ser a pessoa intrinsicamente por aquilo que é internamente. Filho e filha de Deus. A mulher vencedora, cria essa consciência de filha de Deus e respeita ao seu marido e aos seus filhos.

3) ““Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja” (Efésios 5: 22-23), e “a mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

4)- Responsabilidade

Deixou de ser responsável diante de suas obrigações?

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” (2 Co 5:1

• Resultado- A falta de responsabilidade desemboca em anarquia familiar, pois compromissos e tarefas deixam de ser feitas, e a situação torna-se de pior para pior, ou seja, há uma desestruturação familiar e dá-se início a transferência de culpa, em que os irresponsáveis procuram achar culpados por suas mazelas.

Amor sem responsabilidade, vale tanto quanto o ódio. Ausência de responsabilidade é uma das pragas mais nocivas na família. Todos devemos ser responsáveis por nossos deveres e obrigações.

A mulher vencedora é responsável, pois cumpre o dever designado permanecendo fiel a meta e aos objetivos da família.

Uma pessoa responsável cumpre o dever designado permanecendo fiel a meta. Os deveres são executados com integridade e um sentimento de propósito.

• Uma pessoa responsável persevera, em manter firmemente seus deveres com foco determinado, motivado pela tarefa sempre com a motivação de cumprir o dever designado permanecendo fiel a meta. Quando existe a consciência de ter de cumprir a tarefa a desenvolver, a pessoa não permanece neutra e flexível em seu papel. A pessoa permanece determinada em cumprir a tarefa, e ainda assim com um entendimento claro do que precisa ser feito. A mulher vencedora tem consciência de seu papel de auxiliadora e o seu trabalho é desempenhado com precisão e eficácia, que resultam em satisfação e contentamento por ter feito uma contribuição significativa.

5)- Honestidade

Você é honesta? (o)

“O rei se agrada dos lábios honestos

e dá valor ao homem que fala a verdade.”

Provérbios 16:13

Resultado da falta de Honestidade-

• A falta de honestidade traz a reboque sentimentos perniciosos, ciúmes desconfiança, falta de credibilidade. A honestidade precisa ser examinada, quesito necessário para assegurar força e estabilidade nos relacionamentos. Motivos egoístas, agendas ocultas, sentimentos e hábitos negativos são manchas no espelho da vida. A honestidade age como um removedor de manchas. A honestidade começa com um pensar sincero e a partir daí, mergulha-se fundo na emoção e na alma. Também é necessário compartilhar a com honestidade os sentimentos e motivos de um e de outro. Estar comprometido com a honestidade é ser aplicado ao desenvolvimento do progresso familiar.

6)-Tolerância

Perdeu a Tolerância?

Tornou-se impaciente?

Resultado da intolerância-

Os espaços significativos, tornam-se escassos, o mundo ao redor fica pequeno na visão do intolerante. A falta de paciência se origina na alma e a irritabilidade assoma por todos os poros. A pessoa torna-se amarga e ressentida.

1. Tolerância- É comum confundir-se paciência com tolerância. Ouvimos dizer: “Tenha paciência!” ... Na maioria das vezes, essas expressões estão mais relacionadas com a intolerância que com a impaciência, querendo significar que não se aguenta mais, que se está prestes a “explodir”, a perder a calma, o controle, o equilíbrio e até a razão.

Colossenses 3:13 diz: “Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros liberalmente, mesmo que alguém tenha razão para queixa contra outro.”

A tolerância é uma força interna que capacita o indivíduo a enfrentar e transformar mal-entendidos e dificuldades. Dentro de casa, o lar é a primeira sala de aula para aprender tolerância, pois há sempre uma adaptação a ser feita para acomodar os outros. A tolerância desenvolve a habilidade de acomodar os problemas da vida cotidiana. As centenas de pessoas que se aglomeram nas estacoes de metro ou na fila dos ônibus expresso, são testadas quando é transmitido que algo deu errado nos horários e no itinerário da viagem, ou um trem com problema ou um trânsito obstruído, e as pessoas deverão procurar uma rota alternativa. Esse tipo de inconveniência, as vezes acontece, e é nesse momento que somos provados pelas atitudes que desenvolvemos no momento. Tolerância não é concessão, e não é indiferença. É o conhecimento do outro onde há o respeito pelo entendimento mútuo.

7- Humildade...

Você é humilde?

A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão. Ainda que de forma sutil, o egoísmo nos desagrada. Alguém que se vangloria de forma exagerada é muito cansativo e afronta a autoestima dos outros.

A humildade consta em alguns os textos da bíblia onde diz que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado.

O orgulho afasta de Deus, mas a humildade aproxima. A humildade leva a reconhecer o pecado e a pedir perdão. A humildade também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde reconhece que não é melhor que ninguém e todos merecem amor e atenção. Deus abençoa o humilde. Quando alguém possui as virtudes da humildade, “todos se curvam”, já que “todos se curvam “para aqueles que se curvam primeiro. Sendo assim, um sinal de grandeza é a humildade. A humildade, capacita o indivíduo a tornar-se confiável, flexível e adaptável. Na medida em que alguém se torna humilde o resultado é a extensão dessa pessoa no coração de outros. Uma pessoa que incorpora a humildade fara o esforço de escutar e aceitar outros

8)- Simplicidade

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.

1 Pedro 3:3-4

Você é simples?

A ausência da simplicidade cria o distanciamento pela indiferença nos relacionamentos, porque faz com que as pessoas se sintam preteridas por se sentirem inferiorizadas por causa da soberba e da arrogância de pessoas, que se recusam a ser simples.

Simplicidade combina com doçura e sabedoria. Ela é a descomplicação da mente e do intelecto. Há ausência da soberba e da arrogância na simplicidade. É como se aquela pessoa que incorpora a simplicidade, se veja livre da possessividade e indiferente, isso não significa que pessoa não deseje ou queira nada. Ao contrário, a pessoa simples é imune a vaidade pessoal. A simplicidade pergunta se nós estamos sendo induzidos a adquirir produtos desnecessários. Seduções psicológicas criam necessidades superficiais. Desejos por coisas desnecessárias resultam em conflito de valores complicados A simplicidade ajuda a reduzir entre ‘os que tem’ e os “que não tem, demonstrando a lógica da verdadeira, economia: economizar, investir e ganhar e partilhar os sacrifícios e a prosperidade de modo que possa haver uma melhor qualidade de vida para a família.

9- Paz

Você tem paz?

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo “João

A paz consiste em pensamentos puros, sentimentos puros, desejos puros. Quando a energia do pensamento, da palavra e da ação está equiparada, estável e não violenta o indivíduo está em paz com o “eu”, nos relacionamentos e com o mundo. Exercer o poder da paz, abarca o princípio fundamental da fé e da espiritualidade.

10-Felicidade (desenvolver)

Você é feliz?

A mulher vencedora adquire consciência que a felicidade vem da pessoa de Cristo em nós. O novo nascimento, proporciona o ser uma nova criatura em Cristo. (II Coríntios 5:15) A partir daí, os indivíduos que passam pela experiencia do novo nascimento, (Joao 3:5-7) (voltam-se para dentro de si, e extraem forças do poder do Espirito Santo, e adquirem a disciplina mental de serem possuidores da mente de Cristo (Romanos 12:1-3). Na medida em que o intelecto se torna iluminado pela sabedoria de Deus, há menos oscilações e proporção ao pecado e duvidas no coração.

Continua...

pedroluizalmeida
Enviado por pedroluizalmeida em 17/03/2022
Reeditado em 17/03/2022
Código do texto: T7474879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.