Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FAMÍLIA EVANGELIZADORA


Este é um tema de suma importância e que merece total atenção por parte da Igreja.
Apesar de estarmos assistindo no nosso dia-a-dia as famílias se engajando nos movimentos pastorais das Igrejas através dos diversos grupos como o E.C.C., Mãe Rainha, Apostolado da Oração e tantos outros, assistimos ainda aos grandes desajustes no seio das famílias. Isto nos coloca uma grande interrogação; será que estamos realmente consciente do que seja  Família Evangelizadora?
A família evangelizadora é aquela que começa evangelizando dentro de sua própria casa. Evangeliza primeiro os seus filhos para que eles possam viver uma vida de Cristão dentro e fora do seu lar. Se cada família procurar evangelizar a sua família, nós poderemos ter uma sociedade evangelizada. E uma sociedade evangelizada é uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna, quando a evangelização está sendo feita no sentido lato da palavra, atingindo o seu verdadeiro significado.
Mesmo percebendo que as famílias estão procurando se engajarem nos mais diversos grupos da Igreja, percebo que muitos ainda não perceberam o verdadeiro significado da evangelização, porque?, porque estão tão preocupadas em evangelizar o seu vizinho, mas esquecem muitas vezes de evangelizarem o seu filho o seu esposo, a sua esposa, deixando eles sempre em último plano.
Mais uma vez indago, será que estamos realmente sabendo o verdadeiro sentido da evangelização?.
Evangelizar não é apenas ensinar a rezar, ou rezar juntos, mas ensinar a oração, ensinar o evangelho, ensinar a viver o projeto de Deus, ensinar a viver em união, e viver em união não significa viver juntos, é muito mais, é viver em comunhão, é compartilhar. Compartilhar das alegrias e das tristezas, e não, dividir as tristezas e viver as alegrias egoísticamente.
É diante desta realidade que vejo a grande necessidade de uma ampla discussão dentro da Igreja sobre o tema Família Evangelizadora, pois sinto que as famílias ainda estão muito distantes de alcançarem o verdadeiro sentido do tema. E vejo ainda a grande importância deste tema na formação das famílias, que são sem qualquer sobra de dúvida, a grande responsável por uma sociedade sem drogas, menos violenta, mais justa, mais humana e mais fraterna, pois a sociedade não é apenas o reflexo das famílias, mas é verdadeiramente o conjunto das famílias. Portanto, se não conscientizarmos as famílias, jamais teremos uma sociedade livre, libertadora e soberana.
São José do Egito, agosto de 2002.
Tarcízio Leite.
TARCÍZIO LEITE
Enviado por TARCÍZIO LEITE em 23/11/2005
Código do texto: T75124
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
TARCÍZIO LEITE
São José do Egito - Pernambuco - Brasil, 56 anos
45 textos (5594 leituras)
1 áudios (19 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:35)