A videira verdadeira (Jo 15, 3- 8)

São João Cap. 15, 3 – 8.

“Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”.

1- Cocientes da verdade proclamada por Jesus através das escrituras;

2- Permanecer no Cristo é estar alerta, vigilante na oração, confissão e eucaristia;

3- Perseverar no amor e na missão de evangelizar como verdadeiro discípulo.

1- Não pode haver desculpas para nossa preguiça e falta de compromisso com Deus, pois temos o conhecimento da verdade de tudo àquilo que Deus nos traz como sua vontade e se não fazemos o certo é por que nos falta fé e compromisso, com a igreja (missão) e com a comunidade (próximo).

2- Permanecer no Cristo é ser membro de seu corpo como os ramos são partes da videira, é comungar a todo o momento com a igreja que nos orienta a verdadeira missão. Fazer parte da videira é comungar com a igreja na prática da oração, devoção mariana, jejum, confissão e eucaristia, dessa forma permanecemos em Cristo e ele em nós.

3- Pelo batismo somos chamados a missão de evangelizar, levar não só os ensinamentos bíblicos e catequéticos, mas também o conforto através da caridade, consolo e amizade. Se assim fizermos como pede Jesus seremos seus discípulos verdadeiros e atuantes.

No mundo de hoje é difícil viver esta reflexão, por que não tenho tempo ou não concordo com algumas coisas e por aí vão aparecendo nossas desculpas. Quando lemos na bíblia que Deus é amor, é tudo muito bonito, que temos que partilhar é lindo, mas na hora de carregar a cruz, aí é exagero. Que possamos refletir nossas atitudes, pois há muitas pessoas sem esperança que precisam de nós, de nossas orações, consolo e principalmente de nosso trabalho.

“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz”. (São Francisco de Assis).

Cássio Lima
Enviado por Cássio Lima em 27/11/2007
Reeditado em 27/11/2007
Código do texto: T754511
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.