Ensina-nos, Senhor

Ensina-nos, Senhor

Texto: Salmo 90:1-17

Introdução:

O livro de Salmos é o primeiro livro dos escritos hebraicos. Também conhecido como Livro dos “Louvores”. Este Salmo 90 foi escrito por Moisés e descrevendo a natureza dos títulos, ele está inserido como Salmo do Sofrimento. Entretanto podemos extrair grandes ensinos, mesmo nas horas de grande alegria! Tem sido assim entre nós. Verificamos aqui a fragilidade do homem e a grandeza e providência de Deus. O autor reconhece que Deus tem sido o nosso refúgio de geração em geração. Mais tarde Davi também ressaltou isto no Salmo 46: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia!...”

Ponto 1-

Ao lermos os versos de 3-7, constatamos realmente a fragilidade ou fugacidade do ser humano, pois somos comparados ou a vida é como: corrente de água, ao sono, à erva, ao conto ligeiro. Tudo muito fugaz e passageiro! Tiago 4:13 faz a pergunta: “Que é a vossa vida?” Jó 14:1-2 responde que “o homem nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Sai como a flor e se seca; foge também como uma sombra e não permanece.” Além dos testemunhos bíblicos, muitos têm procurado definir esta pergunta. Humberto de Campos disse que a vida é de lágrimas como o oceano; Epicurco ensinava que no dia mau da nossa vida, devemos lembrar os dias bons, a fim de superar a aflição; outros disseram que a Vida é uma vela feita para queimar, cada vez mais e com maior brilho, “um fogo feito para acender outros fogos.” Paulo define que ávida é dom de Deus. Mostra que a vida é oportunidade para servir os outros. “Ninguém vive para si,nem morre para si “ Rom. 14:7; a vida é dádiva de Deus. Que é a nossa vida? É dádiva tua, ensina-me a compreender o que é a vida e como estar preparado para entrar no gozo do Senhor.

Se analisarmos o homem pelo seu valor físico. De acordo com sua composição os cientistas químicos informaram que o corpo humano é composto de 68% de água, 20% de carbono, 6% de oxigênio, 2% de nitrogênio e 4% de outros materiais ou elementos tais como carvão, fósforo, etc. Olhando por este aspecto, valemos muito pouco! O salmista no Salmo 8 já pergunta:”Que é o homem mortal para que te lembres dele?” Contudo Jesus nos valorizou dizendo que uma alma vale mais que o mundo inteiro e Deus nos amou tão profundamente que deu Seu Filho por nós. João 3:16. Rom. 5:8:”Mas Deus prova Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós pecadores. Valorizemos as nossas vidas!

Ponto 2-

O verso 12 do Salmo 90 tem sido o mais recitado e sua mensagem encerra grandes verdades! Moisés homem que teve tantas experiências com Deus, que foi o grande líder do povo de Israel, mostrando grande humildade e quebrantamento pede a Deus que “ensina-nos a contar os nossos dias...” Ao pedir ao Senhor que nos ensine, estaremos demonstrando que reconhecemos nossa fraqueza, fragilidade e ignorância das coisas espirituais, mostrando portanto inteira dependência de Deus. A oração tem sido uma prática salutar e que nos faz tão bem que não podemos olvidá-la, tanto quanto nos abeberarmos da Leitura bíblica. Alguém comparou que é tal qual estarmos num barco com dois remos, um não dispensa o outro. Senão vai andar em círculo, sem chegar a nenhum lugar. Podemos enumerar outros pedidos além do verso 12, todos demonstrando Ação: 1) “Volta-Te para nós!....”; 2)Aplaca-Te; 3)Sacia-nos com a tua benignidade; 4)Alegra-nos para provações; 5) Apareça a Tua obra de glória; 6) Seja sobre nós a Tua graça”. (II Cor. 12:9) e finalmente 7)Confirma sobre nós a obra das nossas mãos. Como cooperadores do Reino de Deus, desejamos fazer o melhor e que o nosso trabalho seja para honra e glória de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo conforme Mat.5:16.

Conclusão:

Sabemos do trabalho realizado por esta SFM ou MCA através de todos estes anos, jamais poderemos enumerar os esforços e sacrifícios despendidos nesta Obra por tantas que já passaram e as atuais. Temos certeza que o vosso trabalho não é vão no Senhor, conforme Jô 34:21 “Porque os Seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos” I Cor. 15:58. Será que temos agido com Oração, Confiança, Justiça, amor a Deus e ao Próximo, mormente neste ano quando a nossa divisa e tema é: Dai-lhe vós de comer “? Que o Senhor nos ajude. Amém.

Iracy Edington Santos

SV.

Iracy Edington
Enviado por Iracy Edington em 30/11/2007
Código do texto: T758843