Meu Brasil "Bi-polarizado" Precisa de Tratamento

Ontem Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito para seu terceiro mandato.

Escrevo este texto, porque quero desabafar; sei que não tenho tantos leitores assim... Mas vale conversar comigo mesma e tentar entender esse tempo tão estranho que estamos vivendo.

Sinto-me triste, por saber que alguém que foi condenado em três instâncias conseguiu se reeleger. Sinto-me confusa, sou pessoa simples, que não consegue entender o sistema jurídico do Brasil. Foi tudo encenação? Depois de 3 anos reeditaram a peça, sob nova direção? Espetáculo encenado e montado por uma elite? A sensação é de que o crime compensa.

Quem sou eu para dizer que Lula roubou? Mas ouvi as delações e vimos os milhões que foram devolvidos aos cofres brasileiros.

Sinceramente, não tenho a menor paixão política, mas entristeço-me com o rumo que meu país tomou.

Se por um lado temos Lula, José Dirceu e muitos outros, junto com todo um sistema podre voltando ao poder, não podemos dizer que Bolsonaro represente o mais ilibado dos candidatos.

Como evangélica, dói-me o coração ver alguns púlpitos transformados em palanque; dói ver gente simples que carrega uma bíblia ser manipulada por seus líderes; dói ver que qualquer profeta de tik-tok é compartilhado por milhares de fiéis que sequer conseguem discernir a voz da paixão da voz do Espírito Santo.

Sim, esclareço aqui que votei em Bolsonaro, para não ficar em cima do muro, por achar que segue, minimamente alguns princípios que carrego dentro de mim. No entanto, não gosto desse discurso dos 'bons' contra os "maus", afinal os cristãos sabem que "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus..." "Não há um justo sequer."

Assaltaram o evangelho do Senhor Jesus com suas paixões políticas! Oraram, jejuaram, enquanto chamavam o 'adversário político" de ' desgraçado, cachaceiro, 9 dedos, vagabundo..." Tudo isso saindo da boca de líderes que professam o nome do Senhor Jesus. Minha mãe proibia-nos em casa de pronunciar a palavra "desgraça." Quando a ouvia da boca de alguns pregadores, ficava ainda mais triste.

Não sei se o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva é realmente um hipócrita ou um líder inteligentíssimo, Deus o sabe. Mas não lhe daria meu voto. Acredito que como cristãos, podemos defender nossas teses com base na palavra e em fatos. Os fatos falam por si. Contra fatos não há argumentos.

Vi, em minha cidade, jovens deliquentes que tocam terror no bairro, em suas motos em alta velocidade e muito barulho, festejando vitoriosos. É como se dissessem: "O crime compensa!Ele me representa." Tive pena daqueles jovens, que, quando drogados, não têm pena de ninguém! Infelizmente, a linguagem beligerante de muitos que se dirigiram ao adversário como: "ladrão, ex-presidiário..." fez com que essas pessoas se posicionassem assim! O líder cristão é líder, é exemplo, principalmente para os que transgridem a lei - a principal lei no Reino de Deus é o amor!

Ambos Lula e Bolsonaro precisam de salvação! Por isso vou continuar pregando o Evangelho, que para mim, apesar de tudo o que estão tentando fazer com sua mensagem, é o poder de Deus para todo aquele que crê. Maior que qualquer política pública.

O Evangelho do Senhor Jesus é para servir às consciências, para trazer a espada que divide alma e espírito, juntas e medulas, não para conquistar 'palácios'. O Evangelho é para trazer arrependimento tanto aos de Esquerda quanto aos de Direita. Não quero dizer que não deva haver cristãos na política. Deus distribui dons! Mas o coração que arde em chamas por amor a Jesus sabe que o 'como' e os ' meios' falam mais alto que nossos próprios discursos. Gostei de como o Tarcísio de Freitas conduziu sua campanha, é uma esperança de uma liderança que fale a todos.

Num mundo tão diverso e plural, como um cristão vai atender às demandas de toda a sociedade, servindo como político? Não desejo um presidente "terrivelmente evangélico", gostaríamos de ter alguém que dialoga com toda a sociedade, sem negar seus próprios princípios. Por isso acho muito difícil essa conta fechar.

Não sei se este texto será compreendido, porque vivemos a era da "bi-polaridade". Não existem nuances, ou é preto ou é branco! Argumento muito simplista que pode nos fazer ver os homens, nossa imagem e semelhança, como meros inimigos. A política, adoeceu o olhar de muitos.

Na peça de Shakespeare, Macbeth, já louco no fim , após assassinar todos a seu redor para chegar ao poder diz: "Atirai a medicina aos cães! Não preciso dela! .... Se pudésseis, doutor, analisar a urina/água do meu reino, descobrir a enfermidade e restituir-lhe por meio de um purgante sua boa e primitiva saúde..." (V.III.50-54)

Infelizmente, alguns não percebem que adoeceram! O Brasil está enfermo, a urina/água do seu reino é fétida.

Quanto ao Corpo de Cristo, sabemos que Deus lhe diz: "Aconselho que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo, sê, pois, zeloso e arrepende-te." AP. 3:18

Muitos estão confusos dentro das igrejas, pois foram orientados a orar pela vitória de Bolsonaro ao invés de orarem por arrependimento, a começar dentro da própria Igreja. A Igreja que deveria ser profeta, tornou-se cabo eleitoral. A Igreja existe para servir, para lavar os pés, não para ser servida.

Não, não estou entre os que pensam que a Igreja vai acabar! Não me envergonho de ser Igreja de Cristo. Sofro pelos ataques vindos de fora e vindos de dentro do próprio corpo. Como Jeremias e os profetas (embora não possa me comparar a nenhum deles em sofrimento e altura espiritual) sofro, como corpo de Cristo os ataques a ele feitos. Sofro pelo fogo amigo, no próprio corpo de Cristo.

Sofri vendo a rejeição aos evangélicos por uma 'elite cultural e intelectual' que não suporta ver gente simples como Damares no poder. Creio que Deus pode levantar o que não é, para mostrar ao 'que é', ou pensa que é, que só Ele é Deus. É claro que houve excessos, mas sou corpo de Cristo, sofri com os ataques à ministra.

Lembrei-me de Darci Ribeiro, um político brasileiro que admiro: " Fracassei em tudo o que tentei na vida... Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu." Penso que muitos de nós deveríamos pensar assim, se realmente amamos o evangelho. Não é sobre ganhar ou perder, é sobre viver em fidelidade os princípios do Reino Eterno.

Deus nunca deixou de falar! Sou Igreja de Cristo, imperfeita e falha, mas que caminha no caminho que nos leva à perfeição do amor de Cristo. Na soberania de Deus eu descanso, porque sei que foi no cativeiro que Israel entendeu que deveria servir a um único DEUS. A palavra de Jeremias, Daniel e Ezequiel e todos os demais profetas não voltou vazia. Era a consciência de um povo que deveria adorar ao único Deus. Deus nos defenda de quem quer defender a Igreja!Deus é quem nos dirige e nos protege.

Nossa verdadeira pátria é o céu! Estão ensinando aos novos convertidos que a política pode mudar o mundo, não que o Evangelho pode mudar as pessoas!

Somos Igreja intercessora cujas orações estão guardadas em salvas de ouro cheias de incenso! Há um memorial diante do Deus altíssimo que nenhuma bandeira político-partidária pode apagar! Deus vela pela sua Palavra! O pecado humano jamais suplantará a bondade de Deus. Continuaremos orando pela paz e prosperidade do Brasil. Ainda é tempo de proclamarmos: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus." Rm 5:20