Solenidade de São José (Mt 1,16.18-21.24a)(19/3/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, todos os desígnios de Deus se realizam por meio da fé de seus filhos e filhas, porque esse dom nos leva a realização da sua vontade; aliás, todas as promessas do Senhor se cumprem por meio da fé, como o Senhor Jesus disse: "Tudo é possível ao que crer". (Mc 9,23)

.

2. Por exemplo, o rei Davi acreditou e o Senhor realizou a promessa da estabilidade do seu reino por meio do nascimento do Seu Filho Jesus Cristo gerado pelo Espírito Santo no seio da Santíssima Virgem Maria, sua descendente direta, como vimos no Evangelho de hoje.

.

3. Com grande alegria a Igreja hoje celebra a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, pai virginal de Jesus, protetor da Sagrada Família e seu Patrono. Ora, "quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício da sua missão. 

 

4. Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo de nosso Senhor Jesus Cristo, esposo da Mãe de Deus, Rainha do céu e da terra, senhora dos anjos e dos santos."

.

5. "Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Seu Filho Jesus Cristo e a Virgem Maria sua mãe. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: "Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!" (Mt 25,21).

6. De fato, São José, como diz o Evangelho desta Solenidade, era um homem justo, fiel e obediente, e isso o levou facilmente a seguir o que o anjo lhe revelou em sonho. Desse modo, ele foi o primeiro, depois de Maria, a conhecer o cumprimento da promessa da vinda do Messias, o Filho de Deus, descendente do rei Davi.

.

7. Comentando a Solenidade de São José, disse o Papa Leão XIII: "A divina casa que José governou com autoridade de pai continha as primícias da Igreja nascente: sendo Mãe de Jesus, a Virgem santíssima é também a Mãe de todos os cristãos, que gerou no Calvário, no meio dos sofrimentos supremos do Redentor; e Jesus Cristo é o primogénito dos cristãos, seus irmãos por adoção e pela redenção (cf Rm 8,29). 

.

8. Por estas razões, o bem-aventurado patriarca São José considera como estando-lhe particularmente confiada a multidão dos cristãos que compõem a Igreja, essa imensa família espalhada por toda a terra sobre a qual detém como que uma autoridade paterna, uma vez que é o esposo de Maria e o pai de Jesus Cristo. 

.

9. É, portanto, natural e muito digno do bem-aventurado São José que, tal como provia outrora a todas as necessidades da família de Nazaré e santamente a envolvia com a sua proteção, cubra agora com o seu patrocínio celeste a Igreja de Jesus Cristo e a defenda."

(Leão XIII (1810-1903), papa - Quanquam pluries)

.

10. Oremos: "Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a Santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém."

.

Paz e Bem!

.

Fr Fernando Maria OFMConv.