Mandamento do Amor: Transformação Interior e Serviço ao Próximo em Cristo

Mateus 22:37-39 (NVI): "Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’."

II Coríntios, 5:17na Nova Versão Internacional (NVI), diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"

Bom dia! Desejo paz ao seu coração, alegria e o poder do Espírito Santo em sua vida. Hoje de manhã, meditei sobre um tema registrado em 2 Coríntios, capítulo 5, versículo 17, que fala sobre a nova criação que ocorre com a genuína conversão em nosso coração. Os psicólogos afirmam que o ego molda nossa personalidade, havendo uma discussão sobre o ego superior e o ego self.

A verdadeira transformação interior acontece quando escolhemos servir com amor e humildade, superando os desafios do ego e vivendo de acordo com os princípios de compaixão ensinados por Cristo

Quando falamos desse ser grandioso que habita em cada um, referimo-nos ao carisma, à personalidade e à maneira de ser de cada um. O grande problema surge quando há conversão, pois, sentimentos obscuros como orgulho, arrogância, prepotência e falta de tolerância são oriundos do orgulho, afetando profundamente nosso ser em Cristo.

Trabalhar a questão de supervalorizar menos, a autoestima e a consideração são importantes para a formação do caráter e para descobrir quem somos e quem devemos ser em Cristo. Nestas conquistas elevadas e desafios de superação, é exigida uma dedicação plena. Na nova criação em Cristo, deseja-se servir em troca de praticamente apenas o serviço pelo serviço, tornando dinheiro e competição irrelevantes. Não que isso não seja importante. O importante nesse quesito é ter, sem ser possuído por aquilo que conquista,

O conflito surge quando a nova criação entra na contramão do ego que deseja ser servido, enquanto a nova criação deseja servir. É essencial conjugar o verbo servir no sentido de tornar-se um ótimo servidor. A filosofia oriental destaca que o ego pode ser um péssimo senhor, mas um ótimo servidor.

Estar em Cristo significa servir por amor, onde o amor a Cristo está relacionado ao amor a si mesmo. É vital compreender que, se não amamos como a Bíblia ensina, não teremos a capacidade de amar o próximo na mesma intensidade. A empatia com o próximo surge quando desejamos ao próximo o que desejamos para nós mesmos. O conflito humano é descrito por Paulo como a do espirito contra a carne, onde o desejo de ter e ser é constante, mas a nova criação deseja apenas a possibilidade de servir, de ter, sem ser possuído por isso. A reflexão desta manhã visa a colocar o cristão dentro desse prumo espiritual.

Diante dessa reflexão, podemos concluir que é essencial buscar a transformação interior, priorizando o serviço e o amor ao próximo. Devemos trabalhar em nossa autoestima, consideração e tolerância, buscando servir com generosidade e humildade. Ao nos dedicarmos a ser bons servidores, podemos superar os desafios do orgulho e da arrogância, vivendo de acordo com os princípios do amor e da compaixão ensinados por Cristo. Que possamos, portanto, colocar em prática esses ensinamentos em nosso dia a dia, buscando ser verdadeiras testemunhas da nova criação em Cristo.

pedroluizalmeida
Enviado por pedroluizalmeida em 02/04/2024
Código do texto: T8033170
Classificação de conteúdo: seguro