Quando um Anjo Confortou Jesus (Lucas 22.43)

 

 

1. Que, quando Cristo estava em agonia, apareceu-lhe um anjo do céu, fortalecendo-o.

(1.) Foi um exemplo de profunda humilhação de nosso Senhor Jesus o fato de ele precisar da ajuda de um anjo e admitir isso. A influência da natureza divina retirou-se por enquanto, e então, quanto à sua natureza humana, ele foi por um pouco inferior aos anjos e foi capaz de receber ajuda deles.

(2.) Quando ele não foi libertado de seus sofrimentos, ainda assim foi fortalecido e apoiado sob eles, e isso era equivalente. Se Deus proporcionar os ombros ao fardo, não teremos motivos para reclamar, seja o que for que Ele queira colocar sobre nós. Davi reconhece que isso é uma resposta suficiente à sua oração, no dia da angústia, para que Deus o fortalecesse com força em sua alma, e o mesmo faz o filho de Davi, Sl 138. 3.

(3.) Os anjos ministraram ao Senhor Jesus em seus sofrimentos. Ele poderia ter tido legiões deles para resgatá-lo; não, este poderia ter feito isso, poderia ter perseguido e conquistado todo o bando de homens que veio para prendê-lo; mas ele fez uso de seu ministério apenas para fortalecê-lo; e a própria visita que este anjo lhe fez agora em sua tristeza, quando seus inimigos estavam acordados e seus amigos dormindo, foi um sinal tão oportuno do favor divino que seria um grande fortalecimento para ele. Mas isto não foi tudo: ele provavelmente lhe disse algo para fortalecê-lo; colocou-o em mente que seus sofrimentos foram para a glória de seu Pai, para sua própria glória e para a salvação daqueles que lhe foram dados, representou para ele a alegria que lhe foi proposta, a semente que ele deveria ver; com essas e outras sugestões semelhantes, ele o encorajou a prosseguir alegremente; e o que é reconfortante é fortalecedor. Talvez ele tenha feito algo para fortalecê-lo, enxugou-lhe o suor e as lágrimas, talvez lhe tenha ministrado alguma cordialidade, como depois da tentação, ou, pode ser, pegou-o pelo braço e ajudou-o a levantar-se do chão, ou arrastou-o. quando ele estava prestes a desmaiar; e nesses serviços do anjo o Espírito Santo foi enischyon auton – colocando força nele; pois assim a palavra significa. De fato, agradou ao Senhor feri-lo; ainda assim, ele implorou contra ele com seu grande poder? Não, mas pôs nele forças (Jó 23. 6), como havia prometido, Sl 89. 21; Is 49. 8; 50. 7.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/04/2024
Código do texto: T8049387
Classificação de conteúdo: seguro