A vingança faz adoecer um coração sadio

“Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês!” (Mt 5,44).

O desejo de vingança te afasta de sentimentos tão nobres como o perdão. É uma atitude mesquinha, que te leva a acreditar que “aqui se faz, aqui se paga”. É querer fazer justiça com as próprias mãos, é viver uma atitude de um passado distante: “olho por olho, dente por dente”.

No Evangelho, Jesus nos ensina a “dar a outra face”. É preciso compreender então que Ele está fazendo um apelo para perdoar e, não para dividir a dor com o outro lado da face. Quem perdoa faz justiça, porque dá ao outro a oportunidade de se arrepender. Quem nunca ofendeu ou foi ofendido por alguém?

A Justiça divina é sempre a mais sensata e a mais correta. Devo esquecer as ofensas? Sim, embora as marcas fiquem. Com o passar do tempo, através da boa vontade, a ferida causada pela ofensa vai cicatrizando e o rancor vai saindo silenciosamente.

Está no coração, muitas vezes inconscientemente, a vingança para quem te fez mal, e corre-se o risco de cometer uma injustiça. É sabedoria divina refletir e retribuir o mal com o bem, o fardo fica bem mais leve. É preciso estar consciente que apenas Deus é perfeito e justo. Ele é misericordioso e perdoa quem se arrepende. Vingar-se é deixar doente um coração sadio.

A vingança pode se transformar em ódio e te fechar para o perdão. Quem não perdoa, aprisiona o sentimento no coração e liberta o prazer da vingança, se tornando arquiteto das armadilhas. O ódio é um veneno para a alma.

A vingança te leva a imaginar um destino final para o próximo, porque encarna em você a figura de um personagem mau, alimentando o desejo de ficar com a última atitude, tornando-lhe protagonista de uma arrogância e acreditando que saiu vitorioso.

O perdão elimina o sentimento de vingança e te lança na fé da justiça divina. Não se vingar talvez seja a melhor vingança, porque você não se iguala a quem te faz tanto mal. Quando você perdoa, libera o perdão que tanto pede a Deus.

"Retalhos do Cotidiano" - Reflexões que alimentam a alma e te fazem gigante diante da fé (Editora Viseu)

Rudney Koppe
Enviado por Rudney Koppe em 06/05/2024
Reeditado em 07/05/2024
Código do texto: T8057803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.