A esperança se esgota com o último suspiro

“Por que te curvas, ó minha alma, gemendo dentro de mim? Espera em Deus, eu ainda o louvarei: Salvação da minha face e meu Deus!” (Sl 42,12).

Outono... outubro... a natureza invade a estação e o mês, com seus encantos, sua perfeição. Uma harmonia conduzida pelo Criador. Deus, o maestro que conduz o poema, é o mesmo que trabalha a rima da vida humana nas alegrias e nas tristezas com o ritmo do mundo, uma hora calmo, aparentemente, e outras vezes turbulento demais. Com rara beleza, é um mês que nos leva a grandes reflexões: da simplicidade infantil à ousadia da juventude, quanta sabedoria acumulada, experiência, disposição. Salve! Não despreze sua vocação.

Jesus disse ao enviar os apóstolos: “Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt. 10,16). Por isso, vale lembrar: a mansidão deve ser a primeira atitude de um bom missionário, pois anunciar a Boa Nova é anunciar a paz e os corações humanos se afastam quando há violência e agressividade.

Os santos missionários, quanta paciência e compreensão demostraram para revelarem sua fé diante dos corações duros! Davam tempo ao tempo, como um semeador que pacientemente aguarda o tempo da colheita.

O projeto de Deus não é imposto. Exatamente como aconteceu no ato da criação, o bondoso Deus respeitou a vontade do homem que optou pelo pecado. O cristão, pelo batismo, é enviado a ser “Sal da terra e Luz do mundo”, para anunciar o Evangelho de Cristo, pedindo para ser manso e humilde de coração.

Um bom missionário deve respeitar a espiritualidade e estar preocupado em não ferir o próximo. Deve levar a Boa Nova, aliviando a angústia daqueles que estão sem esperança. Não ser impaciente e nem ansioso, mas mostrar a alegria de Cristo. Propor sempre a verdade pautada na Palavra, sem imposição, respeitando o livre-arbítrio, pois a esperança é a energia que nos revigora, é a letra do poeta e a melodia suave dos apaixonados, é a última a fechar as portas.

"Retalhos do Cotidiano " - Reflexões que alimentam a alma e te fazem gigante diante da fé (Editora Viseu)

Rudney Koppe
Enviado por Rudney Koppe em 07/05/2024
Código do texto: T8058094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.