Quem tem um olhar de ternura para o próximo, tem seu olhar fixo em Cristo

Jesus então se levantou e perguntou: “Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor.” Então Jesus disse: Eu também não te condeno. Pode ir, e não peques mais (Jo 8,10-11).

Em nossa caminhada, temos o livre-arbítrio para fazermos nossas escolhas, e a cada dia, Deus nos dá a chance para recomeçar. Se a opção ao trilharmos o caminho da nossa existência for cuidar e zelar pela paz e pela harmonia, vamos estar enxergando a luz de Cristo no coração do nosso irmão.

“A Paz esteja Convosco” esta é a saudação de Jesus. Não tem dedo apontando as falhas humanas. É uma saudação de envio: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Ao propagarmos a paz e a harmonia, uma chama a mais acende ao nosso redor e nos beneficiamos com os sentimentos mais nobres que plantamos. A mensagem é Cristo e nós devemos ser portadores dessa mensagem.

Por isso, para mantermos um olhar fixo no Cristo Ressuscitado, o mínimo exigido é que sejamos exemplo, na oração e nas atitudes. Sem paz e harmonia interior, ficamos mais distantes do nosso próximo e deixamos o mestre e senhor à margem do nosso coração.

O altar que instalamos dentro de nós deve ter a essência do amor generoso de Cristo, que é luz e conduz os bons sentimentos para os corações mais distantes. Somos livres pelo olhar divino e escravos do olhar alheio, mas temos livre-arbítrio concedido por Deus para fazermos as nossas escolhas e termos maturidade para admitirmos quando a escolha nos conduziu ao vazio sombrio da alma. Quanto ao olhar alheio, que possa servir de lição e exemplo e não de julgamentos sem critérios e misericórdia. Ao errarmos, caminhamos pelas vias dolorosas do Calvário, se o aprendizado veio pelo amor ou pela dor, isso já não importa mais, agora é ficarmos a sós com Cristo, Deus nos livre das serpentes que surgem no paraíso da nossa existência.

"Retalhos do Cotidiano" - Reflexões que alimentam a alma e te fazem gigante diante da fé

Rudney Koppe
Enviado por Rudney Koppe em 08/05/2024
Código do texto: T8058854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.