CEGOS DE NASCENÇA

“Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.” (João 9:25)

OBS: LER TODO O CAPÍTULO 9 DO LIVRO DE JOÃO.

Essa é a história do cego de nascença. Não sabemos o seu nome, a sua genealogia, onde morava, quem eram os seus amigos, no que ele acreditava, (...), não sabemos praticamente nada de forma clara sobre a história dele. Fazendo um exame analítico sobre todo o capítulo 9 do livro de João, é possível desenhar a história desse cego, ainda que não esteja descrito claramente nas escrituras.

Seu nome poderia ser José, Ananias, Zedequias, Eliseu, Pedro, Amazias, ou qualquer um já mencionado na bíblia referindo-se a judeus, pois ele era, certamente, de origem judaica; o que fica claro quando os seus pais estão com receio de declarar que Jesus era o Cristo, por poderem ser expulsos da sinagoga (vers.22). Ora, se seus pais freqüentavam as sinagogas, e tinham medo da retaliação dos judeus, é porque advinham de uma das tribos de Israel, logo, podemos considerá-lo um judeu. Sabemos também que costumava mendigar próximo do tanque de Siloé (vers.7), ou nessas imediações, sendo a rua o seu habitat natural. Um homem pobre e cego desde criança, se tivesse amigos, com certeza seriam pouquíssimos. Como judeu, acreditava no Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Não é assim que está descrito nas escrituras sobre esse cego; ele continuou no anonimato. Descrever a sua história não era o que importava. O objetivo desse acontecimento é único e simples: Não importa quem você é, quem são os seus familiares, onde você mora, quem são os seus amigos, ou no que você acreditou até agora; o que importa é que quando Jesus passar na sua vida Ele vai desejar te curar de toda enfermidade, e para receber essa cura, só basta crer.

Sabe o que vemos claramente nessa história? Que ele tinha uma fé do tamanho da sua cegueira, se ela era irreversível para homens, sua fé em Jesus era inabalável, não obstante a dificuldade dos seus problemas.

O que Jesus fez quando esteve aqui neste mundo em presença física, continua fazendo através do seu Santo Espírito, que opera através dos que acreditam verdadeiramente no filho de Deus.

Quando você crê em Jesus, passa a ser chamado de cristão. Se um dia alguém vier te importunar querendo manchar a imagem do seu Senhor, e te disser que Jesus era um adúltero, que Jesus era um beberrão, que Jesus não é Deus, que Jesus é uma farsa; faça como fez o cego de Siloé: O que Ele é, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.

Que possamos ter fé inabalável naquele que tudo pode, ainda que esse mal tenha se arrastado durante toda nossa vida, hoje é o dia de olhar para o espelho e declarar: Se creres verás a glória de Deus!