As chaminhas suplantadas por Jesus.

Sou uma voz gritando no deserto...

As chaminhas suplantadas por Jesus.

Quando estudamos e procuramos entender os ensinamentos de Jesus o nosso espírito vai se evoluindo cada vez mais em direção a Deus. A nossa vida vai se transformando pelo lado de dentro, começamos a ver o mundo de forma diferente, passamos a enxergar com o coração, ouvir com a consciência e falar com discernimento, e conseqüentemente as virtudes vão sendo refletidas pelo lado de fora. Damos início a uma nova vida, cheia de paz, amor, simplicidade, paciência, misericórdia e principalmente justiça, pois sem justiça é impossível ter amor. Justiça! È uma palavra difícil de se exercer, quando procuramos exercê-la, sofremos por demais, não porque seja difícil de praticá-la, mas porque muitos dos nossos irmãos não a conhecem, e não entende o modo de viver dos que vivem procurando exercê-la. Viver pela justiça significa sofrer pela Verdade. Arcar com tudo, tudo vencer, para poder permanecer verdadeiro é o que de mais árduo existe para o ser humano durante a sua peregrinação. Significa tudo: viver com justiça, viver com sinceridade até nas mínimas coisas. Custará muitas lutas interiores e exteriores, muito sofrimento, mas será viver a vida, vivê-la verdadeiramente, durante toda a sua peregrinação. È assim que deve ser o seu proceder para que lhe seja franqueado o caminho que leva ao Pai. Jesus nos trouxe a verdade, mas as trevas procuram ofuscá-la. Quando buscamos entender os ensinamentos de Jesus, ele acende em nossas almas pequeninas chamas, e a maior parte continua ardendo. Alguns souberam absorver no fundo da alma o óleo abundante e necessário para mantê-las, de maneira que o pavio impregnou-se dele; alimentando-se cada vez mais, foram ganhando volume e luminosidade. Apesar disso, as trevas defendem-se e fazem oposição as chaminhas acendidas por Jesus. As trevas sabem que se elas arderem intensamente, a Luz será tamanha, que as espantará. Por isso é que as trevas se esforçam, já agora, por apagar logo de início as chamas acesas por Jesus. Para tanto, erguem fogueiras artificiais capazes, por enquanto, de suplantar as delicadas chaminhas. As fogueiras das trevas, no entanto, são perecíveis, enganadoras e prejudiciais, elas ardem como venenosas emanações. Mas na medida que vamos buscando os ensinamentos, Deus nos dá meios de distinguir essas fogueiras artificiais. As chaminhas suplantadas por Jesus, ardem na alma, enquanto as fogueiras das trevas ardem apenas no intelecto. As pequenas chaminhas que Jesus acendeu em nossas almas, devem continuar ardendo, até se tornarem bem fortes, espalhando-se e inflamando o mundo. Cuidai de vossas chaminhas. Ai daquele que a negligencie, permitindo que se apague. Terá de arder depois, não mais na Luz da Verdade eterna, mas sim nas labaredas onde se atira todo o joio inútil.

joserenatobueno@bol.com.br