ENFEITANDO A VIDA COM A OPINIÃO DE DEUS

Ser cristão é muito mais do que se declarar como tal. Por diversar vezes nos deparamos com pessoas que vivem afirmando a sua crença com palavras, mas não com atitudes. “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26); crer em Jesus, mas não viver Jesus, é pior do que ser descrente. Esse texto tem por objetivo, comemorar (trazer à memória) a importância de pincelar o nosso cotidiano com a doutrina de Deus.

O apóstolo Paulo quando escreveu a carta endereçada ao jovem Tito, declarou no capítulo 2, versículo 10, o seguinte:

“Não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador”.

Quero chamar a atenção para a segunda parte do versículo quando Paulo diz: “... a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus...”. Buscando compreender o que isso significa, vamos esmiuçar ainda mais esta frase. “A fim de ornarem”, ou seja, com a finalidade de ornamentar, adornar, enfeitar; “em todas as coisas”, já é auto-explicativo, mas apenas para reforçar o entendimento, pode significar: em tudo que fazemos; “a doutrina de Deus”, existem muitas significações que definem a palavra ‘doutrina’, mas uma que particularmente me agrada, até pela sua simplicidade e objetividade, segundo o dicionário Luft: doutrina é a opinião de um autor; nesse caso, a do próprio Deus. Assim sendo, o apóstolo Paulo está nos exortando a ter uma vida onde a finalidade deve ser enfeitar tudo que fazemos com a opinião de Deus.

Quantos podem dizer que têm as suas vidas adornadas com aquilo que Deus diz? Quão melhor é ao invés de apenas transcrever o que Deus fala, tomar a palavra dEle e fazer dela o seu adorno? Que valor há nas palavras de uma noiva, onde, dizendo que irá se casar com o mais belo entre todos os vestidos, entrar na igreja com um simples vestido de domingo? Uma noiva deve apresentar-se sempre muito bem adornada. E por falar nisso, quem é mesmo a noiva de Cristo na terra? É, igreja, somos nós. Devemos estar “ataviada como noiva adornada para o seu esposo” (Apocalipse 21:2), adornada com os adereços da fé adquiridos através da palavra viva do Senhor, que é o próprio esposo, Cristo Jesus, que em breve voltará para nos buscar e estarmos eternamente com Ele, para vivermos felizes para sempre. Amém!