Como aprender a viver?

Compreender a si mesmo é a busca eterna do homem, e fazer-se compreendidos, é a tarefa mais difícil do aprendizado.

Porém, a escola da vida, continua sugerindo respostas como opções. As experiências vividas de cada um, retratam caminhos percorridos, nem sempre direcionados à verdade, porque, muitas vezes, foram marcados por falsos passos.

Muitas pessoas buscam caminhos de pensamentos alheios, e com isso, não criam os seus próprios pensamentos. Por isso, olhamos em nossa volta, e não encontramos nitidez de vida. E o que somos nós, diante de tantas caras pintadas?

Quem realmente usa o espelho para retirar toda máscara? Será mesmo possível compreender o nosso próximo, quando não aprendemos a conhecer a nós mesmos?

E onde está a luz para nos espelhar e tirar todas as marcas, ou manchas do passado?

Precisamos conhecer, antes de qualquer coisa, esta luz. Creio que esta luz está em nós, nos nossos corações, na nossa mente. Sim, eu creio que, o homem da verdade tem a Verdade. Ainda que ela esteja escondida, como um tesouro. E quando buscamos com o objetivo principal esta luminosidade, nos tornamos, verdadeiramente, reflexo para outras vidas obscuras, pela falta de Conhecimento.

Quem poderá deixar de morrer, a fim de viver realmente, sem medo da dor ou quem sabe, medo de ser feliz?

Muitas vezes, o caminho proposto pela própria vida, é a única opção a seguir, e por isso, olhamos o homem deprimido, não conseguindo, por si mesmo, encontrar a verdadeira Vida.

Há um momento separado por Deus, para cada um dos Seus filhos, reconhecê-Lo como Pai.

Contudo, até que este momento seja manifestado aqui na terra, o homem vive como órfão de Pai e Mãe. E, sem referência, sem estrutura Familiar, como o homem poderá aprender a viver? Como ele poderá compreender a verdadeira Vida?

Graças a Deus que, no Seu tempo e do Seu modo, age em cada um e segundo o Seu querer e Sua vontade, usa tudo e todos como instrumentos perfeitos para a Sua obra.

Vamos agora, fazer uma comparação para melhor compreender a vida: A História da Vida é como um grande Livro. Sendo que este, possui vários outros livros no seu interior. Todavia, todos eles foram escritos e determinados por um único Autor.

A verdade é que, cada personagem, é uma palavra que faz completar toda a história. E qual é a nossa história nesta vida?

Bem, a nossa vida é como uma peça de um grande quebra-cabeça. Temos que conhecer todas as peças para ser colocado cada um no seu devido lugar.

E como reconhecer a palavra que somos diante de outras palavras indecifráveis?

Como dar sentido a vida, se não entendemos o que realmente queremos?

E o que fazer, se já está tudo feito? O que pode ser mudado, se toda a história já esta concluída?

Quando caminho, posso parar; e se paro, posso correr, se falo, posso calar-me, mas se não me ouvir, posso até morrer.

O cego sábio ver mais que o ignorante, e o surdo inteligente ouve mais que muita gente. Mas quem fala sem conhecimento, é mais burro que o jumento.

Tudo tem um preço a ser pago, mas, tem gente que bebe de graça; tem gente que anda de graça, e até consegue comer de graça, e, por conseguinte, vive de graça. Tem gente que passa pela vida, nem mesmo sabendo o porquê da sua vinda.

E sem objetivo algum, sem ideal, sem metas e sonhos, tem gente que vive por viver. Parece que são vidas apagadas, sem a luz, sem cores, sem ritmos. E por isso, ao invés de ser uma palavra bem definida na historia, não passam de espaços em brancos. Se bem que são tão necessários, como todos os sinais ortográficos.

Podemos imaginar tanta coisa, quando estamos diante de um papel em branco... Mas, quando encontramos algo escrito, temos que ler antes de pensar em destruir o papel. E se cada um de nós somos uma palavra bem definida, que linda é a história das nossas vidas juntas!

Não devemos nos espelhar um nos outros, pelo contrário, devemos ser nós mesmos. Devemos ser a palavra viva diante de todos os homens. E assim saber que palavra ser, a fim de fazer sentido em outras vidas.

Quem poderá entender a vida?

Quem poderá viver de verdade?

Apenas aqueles que conhecem o Deus de Verdade.

Aqueles que Deus se revela e mostra a Sua vontade.

Aquele que a Ele entrega todo o seu papel em branco, e espera com fé, toda a história ser manifestada aqui na terra.

Afinal, todo o Livro será consagrado e glorificado por Glória de Deus.

Margareth Monforte
Enviado por Margareth Monforte em 17/04/2008
Código do texto: T949949
Classificação de conteúdo: seguro