AÇÃO MISSIONÁRIA

Contam que há muitos anos atrás, os missionários saíam dos conventos e monastérios para fazer a pregação do evangelho nas cidades e aldeias do interior e, nessas ocasiões, ficavam instalados nas casas dos pobres, dividindo com eles todo donativo que recebessem.

Quando a evangelização estava num ponto considerado satisfatório, eles iam para outros locais e iniciavam novo trabalho catequético.

Frei Atanásio era um desses, incansável no trabalho de campo e nunca perdia a oportunidade de sair do convento em missão.

Era bom pregador, mas principalmente bom comedor, por isso procurava ficar sempre na casa do aldeão ou cidadão mais abastado, a fim de que a mesa fosse sempre farta com as iguarias da melhor qualidade.

Certa vez instalou-se na casa de um aldeão e por longas semanas foi consumindo nas lautas refeições, toda provisão para os rigores do inverno.

Não suportando mais aquela situação e diante da possibilidade de passar fome, o aldeão disse-lhe:

- Frei Atanásio, eu e minha família estamos muito honrados com a vossa presença, mas o senhor comeu já toda a nossa provisão e estamos na iminência de não termos mais nada para lhe oferecer.

- Não se preocupe meu filho. Amanhã bem cedo eu irei embora, basta que você me acorde, mesmo porque o trabalho aqui já está concluído.

Aos primeiros raios do sol, acordando a madrugada fria, o aldeão chegou à porta do quarto e chamou:

- Frei Atanásio! Oh! Frei Atanásio, o galo já cantou...

Ao que o frade respondeu:

- Ah! Ainda tens um galo?

E virando-se para o outro lado, puxou os pés para baixo das cobertas...