POR CAUSA DO ECLIPSE

Todo mundo ficou sabendo que na metade daquele dia iria acontecer o eclipse total do sol.

Seria a repetição do fenômeno que, em períodos regulares, a Terra, a Lua e o Sol ficam alinhados e, essa conjugação, faz com que a sombra da Lua seja projetada na Terra, escurecendo aos poucos, como se o Sol estivesse no ocaso.

Alguns minutos depois, em um novo alvorecer, tudo volta ao normal.

Tudo não.

Tem consequências.

Mulheres gestantes não podem, sob hipótese alguma, assistir a esse espetáculo natural, a não ser que queira que o filho nasça com a mancha do eclipse tatuada no rosto, para o resto da vida, dele.

Foi assim mesmo que aconteceu com o filho de Agenor.

Nos primeiros sinais do trabalho do parto, comadre Liu, parteira experiente com mais de cinquenta anos na arte de partejar, foi chamada para botar mais um cristão no mundo.

- Apois num foi, minino. Ieu já tava drumino quando Agenô chegô bateno qui parecia qui ia dirrubá a poita. Ieu gritei, RÁ VAI! Me alevantei, cindi o alcuvitêro na vela de Santantoin, i fui atendê.

- Cumadi Liu, prunossenhora, borá simbora logo qui Sunça já tá cum dô di minino.

- Peraí, qui esse minino só vai nacê quandi ieu chegá pru lá. Vô mi aprontá. Si assente e assossegue qui as coisa num são ansim.

Quem pári fio no avexo é homi, novi mêi anti da mulé. E ansim mêmo pruquê só pári a metade do fio, pá si incrontá cum a ôta metade qui tá lá drento da mulé.

Vistí o vistido pru riba da camisola mêmo, dei uma mijada boa no pinico, marrei o pano na cabeça e peguei a bôça qui tem todos materiá mode fazê parto.

U minino tava virado, fora de pusição. Ieu tivi qui impurrá ele pá drento i dismanchá o laço da tripa do imbigo do pescoço dele.

Si ele nacesse cuma tava era capaise da mãi morrê di ismorragia.

Isso graçadeu só assussedeu uma vêi im todo esse tempo quieu tem de partêra.

Muntos tempo adispoi, os galo já tava tudo cantano, era di madrugadinha, no cagá dos pinto, o bruguelim nacêu.

Ieu gritei pô pai, É MININUOMI, É UM MACHIM!

Aieu preguntei pá Sunça, qui é a mãi: vosmicê ôio o ecripes, num foi?

- Ieu só ôiei só pulo buraco da jinela.

- Ói aí o qui se assussedeu cum o minino. Nacêu cum a banda da cara preta feito a nôte...