Distimia controlada ... (EC)

Distimia/distemia sob controle... (EC)

Novamente, buscando um melhor e confiável esclarecimento, busquei no Dr. Google e encontrei em http://drauziovarella.com.br/letras/d/distimia/ a definição:

Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Diferentemente da depressão que se instala de repente, a distimia não tem essa marca brusca de ruptura. O mau humor é constante. Os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa autoestima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamando de tudo e só enxergam o lado negativo das coisas. Na maior parte das vezes, tudo fica por conta de sua personalidade e temperamento complicado.

O principal sintoma é a irritabilidade, mas existem outros:

* Mau humor; * Baixa autoestima; * Desânimo e tristeza; * Predominância de pensamentos negativos;

* Alterações do apetite e do sono; * Falta de energia para agir; * Isolamento social;

* Tendência ao uso de drogas lícitas, ilícitas e de tranquilizantes.

...................................................................................................

--- Sabe, meu Amigo Cristovão? Definitivamente, hoje posso dizer que fui um camarada muito nervoso...

Havia momentos que não conseguia me controlar e ia, literalmente, à loucura por mais simples que fosse a situação... Veja você: Certa ocasião estava eu dirigindo em um horário ‘de pico’ e, como se pode esperar num dia como esses, a morosidade é intensa e para alguns, como era o meu caso, se o condutor do veiculo à sua frente demora apenas alguns segundos para partir quando o veículo à sua frente andou ou quando o semáforo ficou verde para ele, dá-se motivo para ‘enfiar a mão na buzina’ ou ainda, alguns mais afoitos, colocar a cabeça para fora do seu veiculo e soltar alguns impropérios, por vezes, impublicáveis... Prosseguindo,..., estava eu neste trânsito ‘infernal’ quando os veículos que se encontravam à minha frente começaram diminuir suas marchas e um festival de buzinas logo se fez ouvir, inclusive com a minha participação que nem sabia o motivo para o acontecimento... rs... Alguns começaram a sair da fila na qual se encontravam tentando, como é praxe para os apressadinhos (assim com eu...), como se diz por ai, ‘dar uma de Clodovil, costurando por entre os demais veículos’!

E dá-lhe freadas, e dá-lhe buzinadas e dá-lhe xingamentos... Como não poderia deixar de ser, lá estava eu em meio aos ‘inconsequentes’...

Após diversas infrações cometidas, aproximei-me do local onde se iniciou a ‘morosidade’ no trânsito e percebi que tudo se devia a um veículo que a todo custo fazia uma arriscada manobra tentando aproximar-se do ‘meio-fio’, talvez na tentativa de estacionar naquele lugar proibido!

E, é claro, em meu ‘doente pensamento’ logo surgiu a imperiosa vontade de enviar alguns impropérios para o autor da proeza! Porém, neste curto espaço de tempo demandado, o condutor do veículo ‘infrator’, conseguiu chegar ao seu objetivo, parou seu veículo, rapidamente desceu e acercou-se de uma pessoa que se encontrava parada na calçada!

Foi aí, exatamente aí, meu caro, que fui tomado de um sentimento que fez com que lágrimas rolassem pelas minhas faces... O pseudo ‘motorista infrator’, ofereceu o braço direito àquele que estava por ali parado e com o esquerdo, tal qual um orientador de trânsito, começou sinalizar para que diminuíssem a velocidade e parassem em seguida, enquanto ele atravessava a ‘congestionada’ avenida, ‘carregando’ consigo um deficiente visual!

Fiquei por alguns momentos estático, somente observando a atitude daquele que, à revelia de submeter-se aos impróprios, eventuais multas e/ou avarias em seu veículo, arriscou-se em nome da solidariedade para auxiliar um necessitado atravessar uma avenida de muito movimento! Observei ainda que no local onde se encontrava, creio que já há algum tempo, aquele deficiente visual, havia uma placa sinalizadora com os dizeres, em letras garrafais: DIRIJA COM CUIDADO E ATENÇÃO! TRAVESSIA DE DEFICIENTES VISUAIS!...

Após os poucos segundos que por ali parei observando o que há pouco relatei, prossegui meu caminho, não sem antes ser alvo de xingamentos e insistentes buzinas que insistiam em me ‘azucrinar’...

Sabe, meu amigo Cristóvão, em meio aos xingamentos, buzinas tocando e às minhas lágrimas, consegui conciliar que, felizmente, ainda existem, poucas mas existem, pessoas que se preocupam e fazem questão de fazer algo por aqueles mais necessitados e, em sendo assim, sorri! E desse dia em diante, obtive total proficiência no controle dos meus ímpetos e, antes de cometer algum ato que julgue desabonador, ‘conto até mil, se for preciso’, ‘assopro velinhas de bolos, como me ensinou uma Grande MESTRA’ e proclamo: Muita calma nessa hora, Alma Minha! Calminha Pois Você Tem Muito Que Aprender!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - E Eu Digo: Calma Alma Minha, Calminha! Você Tem Muito que Aprender.

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/eeudigocalma.htm