30 dias

- Por que só Fazilah come durante o dia, mamãe?

A pergunta da pequena Jalilah pegou sua mãe, Khadija, de surpresa. Ela colocou a menina no colo e lhe deu um beijo estalado na bochecha direita. A menina riu.

- Você também come durante o dia, Jalilah. Ah, está bem... você é só uma criança e crianças não precisam jejuar no Ramadã. Quanto à sua prima... bem, ela tem um problema de saúde...

Khadija pensou em como poderia explicar anorexia para uma menina de 6 anos de idade. Nem ela mesma sabia se entendia direito o que era aquilo. Parecia algo tão alienígena, algum tipo de doença insidiosa trazida do Ocidente...

- A Fazilah está doente, mamãe? - O rostinho da menina denotava preocupação.

- Não é bem uma doença do corpo, filha... é uma coisa da cabeça dela... aconteceu depois que a sua tia Maha morreu. A Fazilah começou a não querer comer... emagreceu...

- Mas então porque ela come no Ramadã, mãe? Se ela quer emagrecer, porque não fica sem comer como todos os adultos?

Khadija já havia se feito aquela mesma pergunta. E a resposta de Fazilah era simples e direta: porque não era correto.

- O jejum do Ramadã possui um sentido de aperfeiçoamento moral e espiritual. Se eu for jejuar, com a minha doença, estarei pensando principalmente em perder peso, e isso não é honesto.

Portanto, Fazilah comia durante o dia enquanto todos os demais moradores adultos da casa jejuavam. Naturalmente, o fazia trancada em seu quarto, para não incomodar ou ofender os demais.

No início, fora estranho conviver com aquilo, mas agora a família já estava mais ou menos acostumada. A palavra final fora dada por Inbihaj, mãe de Khadija e avó de Jalilah:

- Nós temos 30 dias de jejum para observar, mas Fazilah parece estar condenada a jejuar os 12 meses do ano - sentenciara. - Não vamos impor à ela um fardo mais pesado do que pode carregar.

- Não é um privilégio - concluiu Khadija para a filha. - É uma necessidade. Compreende?

A menina balançou a cabeça e respondeu:

- Mãe, quando eu for maior, vou jejuar por mim e pela Fazilah.

Khadija sorriu e beijou a filha na testa.

- [13-10-2017]