NATAL.....COMERCIAL?


                                           Ontem, ja' era outubro, fui a uma grande loja de departamentos..e ja' na entrada haviam enfeites de decoracao para o ''Natal ""...milhares, e musicas natalinas tocando.
                                            Passou rapido o ano, de novo ja' e Natal....pera ai!!! lembrei que ainda era outubro...comeco, e faltam quase tres meses para esta festa linda, este ''feliz aniversario ''.
                                           Tenho em minha memoria os natais de minha infancia, lindos, fui filho unico, neto unico, bisneto unico....que saco!!! que solidao!!!....pobre menino rico!!...tinha tudo...nao tinha amigos, so invisiveis...achavam que eu era ''loco''...loco sou ate' hoje!!! as criancas da fazenda eram pobres...ricos meninos e meninas pobres!! nao tinham tudo, mas tinham irmaos, irmas, turma, galinhas, porcos,...eu nao!!! eu tinha potros, cavalos...pra que? nao gostava, nao dos animais, deles amava, de cavalgar nao, nao gosto ate' hoje...gosto deles, amo, nao judio..e nem cavalgo
                                            Como era filho, neto, bisneto do dono da fazenda brincar comigo era um previlegio e um perigo...se me batiam..ai ai ai, coitados, as maes e pais apavorados....bateu no filho do patrao?...castigo!! nao poe ele nao D.Dalva, deixa ele brincar comigo, fui eu que xinguei primeiro...nao deixava....eu nao brincava, fugiam de mim...era eu o ''segregado'' por la'.
                                             Entao o natal era so' no meio dos grandes, dos adultos...trenzinho? brinco sozinho? naquele salao grandao? dava eco e medo...fugia para a biblioteca, meu avo estava la'...meu pai as vezes, era ocupado, meu avo nao...para mim sempre tinha tempo ...e dinheiro, que nao comprava amigos.
                                              Mas fiz, sou teimoso quem nem piolho, fiz amigos sim la' na fazenda...alguns se mudavam, iam para longe, outros perto , alguns ficavam e ficavamos amigos....cresci...cresceram..somos amigos ate' hoje...nao tenho mais fazenda ..nunca tive...nunca foi minha...quando pude vendi, senti, mas vendi....nao era minha praia...minha praia sempre foi Ipanema, Copacabana..e meu avo aprovava...sabia das coisas o bom velhinho, se sabia.
                                              Os natais eram assim...muita comida, muita bebida, muitos presente e '' ELE'' , o aniversariante...''ausente""...ninguem convidava, nem lembravam...iam a missa, a igreja, rezavam, mas nao convidavam...nem ele nem o pai dele nem a mae dele e nem as ''parentagens'' dele.
                                               A fazenda nao era minha, nem a casa grande e nem nada..eram deles...prometi a mim mesmo em um dos natais que ele estava ausente:-
                                               Quando eu tiver minha casa, minha familia, no primeiro natal que passar na minha casa ja' vou te convidar para vir festejar comigo..aceitas? ....senti um vento, um arrepio...uma rajada mais forte balancou as cortinas caras do meu quarto, empurrou para dentro...me envolveu...e juro, juro , nao parece nao!!...ouvi como se fosse o vento sibilando...siiiiimmmmm....saiu de mim, a cortina voltou ao lugar....fiquei feliz.
                                                Casei em setembro....quando namorava, noivava, ja' falava deste assunto com ela, ela concordava....na casa dela era a mesma coisa....ele ausente na hora da festa...no comeco de Dezembro ela ja' estava gravida, esperava minha filha Silvia, comuniquei aos nossos pais as duas coisas...a primeira foi so' alegria..a segunda...que nao iria passar a noite do dia 24 na casa deles..nem nos meus nem nos dela....pra que? foi um deus nos acuda..
Ingratos!!., eles diziam ...ingratos!!!..nao entendiam...nao queriam entender, nao abri mao...fui taxativo ...nao vamos, nao fomos...fomos no dia 25 almocar na fazenda....jantar na sogra. ponto final!!!
                                                Minha familia sentiu...era o primeiro, de muitos que nao mais iria...o menino solitario agora tinha amigos...ele, ela e a pequena ela...nossa?, aumentou nao? minha mae atarafada com tudo, comidas, bebidas, presentes...eram muitos...sofreu, mas acabou entendendo...abrimos os nossos presente antes de almocar....minha sogra..como minha esposa era filha unica....preparou algo, foi a igreja e veio...'' de xereta que era'', com uma senhora amiga, espiar, dar seu ar da graca...convidada foi...disse que nao viria...veio...mulher!!!
                                                 E fizemos como eu tinha prometido muitos anos antes, e ela tambem....arrumamos a mesa...colocamos um bolo, feito por nos mesmos, saiu meio assim assim...mas eramos jovens nao sabiamos fazer direito...hoje sim, sai cada bolo lindo...colocamos velas de aniversario.e a imagem dele sua mae e seu pai ao lado...comidas, bebidas e muitos agradecimentos, muitos...ahhh!! no comeco de dezembro rezamos forte...e convidamos...ele aceitou...viria..veio...no coracao de minha filha que ia nascer.
                                                 Quando minha sogra viu tudo isto nao se conformou:-
                                                 Sacrilegio!!! desrespeito...bla bla bla...a amiga calma, sentiu a coisa...gostou...sorriu para mim...ele tambem sorriu para ela.
                                                 Quando comecamos o parabens a voce...minha sogra simplesmente foi la' fora...ficou la', chorando de raiva de mim...eu tinha ''corrompido a filha dela'' era um insulto isto!! 
                                                  Parabens a voce , nesta data querida.....quem soprou a vela foi minha esposa....quando minha filha nasceu, cresceu, teve forca,foi ela sempre a soprar...ate' as outras duas gemeas nascerem crescerem e passarem a fazer o mesmo...era engracado...sao cinco minutos de diferenca..entao um ano uma, outro ano outra...ate' nascer a quarta..ai foi ela sempre...ate nascer o primeiro neto..e assim foi...ate agora. Sophia e' a neta cacula...agora ela tem o previlegio...mas voltando
                                                  Cortamos o bolo, servimos....a amiga adorou, comeu, brincou e passou a fazer o mesmo em seus natais...que bom!! minha sogra nao participou, nao comeu e foi embora....azar dela..ELE gostou,minha esposa gostou ,eu gostei minha filha gostou.a amiga gostou? pronto...valeu
                                                  Na casa vizinha a minha, a familia comemorando, a dona da casa ouviu o parabens, deu um jeito e veio ver quem estava fazendo aniversario num dia tao especial..
                                                   Qual dos dois faz aniversario?
                                                   Nenhum de nos dois D.Tita.
                                                   Ue'!!! eu ouvi cantarem o parabens..para quem?
                                                    D.Tita...a sra. nao sabe quem esta fazendo aniversario?
                                                    Nao sabia.
                                                    Quando expliquei ficou sem graca, avermelhou um pouco, desconversou e foi embora. No ano seguinte ela tambem cantou na casa dela, o parabens para ele.Ele gostou com certeza!!!
                                                     E assim foi desde aquele primeiro ano ate' o ultimo natal, convidamos Jesus para vir comemorar seu aniversario em nossa casa, ele aceita, convida quem quer...vem tantos amigos, nosso , dele, de minhas filhas, dos meus genros, dos meus netos...tem comida, bebida, festa, alegria...mas a primeira coisa e' o parabens para voce...para ele...os que ja' participaram adoram, trazem presentes para ele...amor no coracao em primeiro lugar, depois as outras coisas, e sao tantas...tantas.
                                                     Minha mae quando soube daquele primeiro natal, foi minha sogra, linguaruda, que contou, ficou meio assim assim, mas nao desaprovou...tambem nao disse que aprovou...e interessante!!!
                                                     Com o passar dos anos, minha mae, minha sogra e muitas pessoas conhecidas, passaram a cantar para ele tambem....e minha sogra entao? um ano, so' para ver a reacao dela, disse que nao iriamos mais cantar para ele, pra que!!! ficou fera...exigiu...era brincadeira D.Pirrassa....ahhhh bao!!! pensei que fosse serio..se fosse voce ia ver so"!!!...viram? do contrario virou a favor, e muito a favor.
                                                     Nunca exigi que ninguem fizesse o mesmo que eu e minha nova familia...faziam os que gostavam e achavam certo, e quando alguem , alguma familia me convidava era taxativo..Jesus foi convidado para o aniversario dele? que nunca vi festa de aniversario sem o aniversariante!!..se ele foi, eu vou ..se nao fico em casa...convidavam, ele aceitava e ai eu ia....so loco, nao sou?
                                                     Tivemos so' alegrias fazendo assim, nunca uma tristeza por isso, tivemos casos engracados, muitos, mas tristes nunca.
                                                     Mas teve um natal que marcou.
                                                     Chovia muito a semana toda...as mulheres bravas porque tinham coisas para comprar, arrumar, preparar, roupas nao secavam, e era chuva que deus mandava, nao parava...no dia 24 entao!! chovia muito...e como eram muitas pessoas e a festa ia ser no rancho la' no fundo da propriedade era um sacrificio ir ate' la, com coisas na mao...comidas, bebidas, aguaceiro..entao resolvemos e fizemos na casa mesmo...havia uma grande varanda e entao foi la' mesmo...lugar nao importa...o que importava era ele estar la'..esteve
                                                      Foi uma das mais lindas mesas de natal que ja' fizemos, nos e os amigos...ficou um primor...linda linda que quando tudo acabou ficamos ate' com do' de tirar...deixamos do jeito que estava e no dia 25 nos e os amigos iriamos almocar la' de novo...e assim foi feito
                                                      O almoco estava na metade, Jesus por inteiro de novo la', criancanda correndo, brincando e como tinha chovido muito na noite, muita coisa ficou na minha casa...presentes principalmente, bicicletas, bonecas, e toca a campainha.
                                                      Minha filha Sandra, uma das gemeas, vai atender, volta
                                                      Pai, tem uma senhora, com um rapaz e 2 criancas pedindo alguma coisa para comer...posso dar?
                                                      Pode filha, claro...pode nao...deve e ja' fui levantando e indo ao portao...ela comecou a preparar algo.
                                                      Nao sei o que me deu...ao ver o rosto da senhora me doeu o coracao, me lembrou minha avo, baixinha, branquinha, simples, mas limpinha...o rapaz devia ter uns 30 anos, um menino de 8/9 e a menina de 6/7...nem pensei nada..convidei para entrar...nao queriam..insisti...entraram...fomos pelo corredor lateral, ao veram aquela multidao se apavoraram, iam voltando,,segurei...coloquei na mesa junto com todos...todos gostaram de ver...o ambiente parece ate' que ficou mais feliz...todos queriam agradar, fazer de tudo...comeram, beberam e na hora que foram embora levaram comidas e brinquedos, roupas, de tudo um pouco...meu amigo Nando, tinha um Kombi, levou tudo......e parece que um anjo desceu ...alguem comecou a solucar, era eu...choro ao escrever isto...
                                                     Deus escreve certo por linhas tortas...nos tinhamos tanto...tanta coisa...e ele, Jesus, traz na minha casa pessoas que nada tinham, pediam, e obtinham....porisso eu peco...eu obtenho, demos tanta coisa "a aquela familia e assim mesmo ficamos com tantas ainda e muito mais.
                                                     E ao ver que em outubro ja' as lojas estao comecando a chamar fregues para comprar para o Natal, sei que nao posso e nem deve condenar, quem sou eu para condenar, eu sozinho ja' sou um ''condenado'' de levado da breca, mas fico pensando....
                                                     Natal...natalicio...natalidade...nascer...dia do aniversario por ter nascido...se nos simples mortais gostamos, marcamos o dia no calendario, festejamos com amigos, familia e fazemos convites, enviamos, celebramos, por que nao convidar para comemorar seu ''proprio'' aniversario de nascimento ao SENHOR JESUS?
                                                     Se convidar ele vem..vem sim...experimenta?
                                                     Depois me conta?
                                                     Eu, minha esposa, filhas, genros, netos, familia, amigos acreditamos que ele ''adora'' nossas festas para ele, so para ele...no dia 24 a noite e' dele e do papai noel...que acho que e' ele disfarcado, varias vezes me vesti de papai noel e sempre ouvia uma voz dizendo:-
                                                     Me substitue um pouco? estou cansado e preciso descansar para ir a sua festa mais tarde,sabe, e' meu aniversario e nao comecam a festa nunca sem o aniversariante, EU....
                                                      Levava cada susto!!!

   **************************************************************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 09/10/2009
Reeditado em 04/02/2010
Código do texto: T1857749