O VERDADEIRO SENTIDO DE NATAL

Querido amigo:

Quando era criança, sonhava enviar-lhe uma carta, mas como não sabia escrever, entre um voo e outro no balanço, ficava a imaginar o que lhe diria quando aprendesse. Na memória ficaram gravados alguns trechos da carta e dizia mais ou menos assim;

Mamãe costumava dizer que a estrela guia da árvore de natal, representava a Estrela de Belém, que brilhara no dia em que você nasceu. Percebi que você devia ser uma pessoa muito importante, para fazer com que sua estrela nunca se apagasse. Numa noite em que contemplava as velinhas da árvore de natal, mentalmente roubei a estrela guia e a escondi num cantinho do meu coração de criança. A cada momento de dor que surgia, eu pensava em você e logo a sua estrela brilhava em meu coração, e num instante a tristeza transformava-se em alegria. Percebi que você me fazia muito bem e o elegi meu melhor amigo.

Mamãe dizia ainda, que os singelos presentes que recebíamos no natal, representavam os presentes que os três reis magos trouxeram-lhe por ocasião de seu nascimento, os quais eram tudo o quanto você necessitava. Talvez por isto, nunca atribuí valor ao presente que recebia, mas sim ao empenho que meus pais faziam para conseguir presentear aos filhos. O olhar de felicidade de meus pais, a contemplar a satisfação de todos, enchia o coração de amor e alegria e a sua estrela brilhava com uma força ainda maior e passei a ver em você, um amigo verdadeiro. Houveram muitos natais felizes, maravilhosos e cheios de ternura, com a família reunida em alegres confraternizações, acompanhada sempre da sua estrela, a qual brilhava intensamente, iluminando nossas vidas.

Começava a entender, agora, o que realmente minha mãe queria dizer quando explicava-me que você tinha morrido para nos salvar. Meu coração de criança não entendia o por quê de sua morte, se tudo que professavas era o amor! Nas noites do natal sempre ficava um pouco triste fitando por muito tempo a sua estrela e agoniava-me saber que, embora sendo apenas um menino, aguardava-lhe um glorioso, mas triste destino. Mas, crianças crescem e comigo não foi diferente! Comecei a olhar o mundo com olhos mais atentos e percebi a violência, a miséria, a ganância, o egoísmo e tantos outros sentimentos e situações que acometiam as pessoas e minha alegria já não era mais tão completa. Mesmo com o coração apertado, invoquei sua estrela e ela brilhou novamente, fazendo-me perceber que deveria fazer a minha parte para amenizar tais sofrimentos e assim procurei fazê-lo. O tempo passou, amigo, e em minha vida, muitas estrelas perderam o brilho, algumas, feito estrelas cadentes foram habitar outros mundos, deixando espaços vazios, mas tão necessários à nossa evolução.

A você, juntaram-se outras estrelas para tomarem espaços tristonhos de meu coração e fui vivendo meus natais de amor, de alegria e de paz, comemorando sempre o seu nascimento, pois sabia que nossa amizade seria eterna, e que a sua estrela jamais apagaria-se em meu coração!

Hoje, entendo que todo o seu sofrimento, foi para que eu desfrutasse essa vida trilhada no Amor, posto que é dádiva divina e que a você, Menino Jesus, eu renderia toda a honra e glória e manteria acesa a chama da sua estrela, a qual sei que continuará guiando-me pelos caminhos da fé e do amor, até o dia em que nos reencontraremos para rejubilarmo-nos com a nossa amizade!

Helena da Rosa

20.12.2010