Curiosidade infantil ou inútil?

Dentre as várias leituras que efetuei em meus tempos de infância, nas quais incluem-se quase toda a coleção de Monteiro Lobato e várias odisséias relativas a mitologia grega, usei e abusei da leitura de histórias em quadrinhos, onde tinha especial predileção pelos heróis mascarados que possuiam identidade secreta. Pululavam Cavaleiro Negro, cuja identidade secreta no cotidiano 'escondia-se' na figura do Dr. Heron Robledo, o Flecha Ligeira, o Zorro 'da bala de prata' e do cavalo SILVER, o Zorro de capa e espada e seu eterno oponente Sargento Garcia, Super-homem, que escondia-se sob a aparência frágil de Clark Kent, Besouro Verde, Batman e seu companheiro Robin, Durango Kid...

Adentrei também pelo mundo das histórias infantís, com a Bela adormecida, Alice nos país das maravilhas, Pinóquio e Gepeto e a Branca de Neve com os sete anõezinhos.

E aí que minha curiosidade se aguçava! Gostava muito de conhecer, pelo apelido, todos os sete nanicos. E vivia 'demonstrando' o meu conhecimento, citando: Mestre, Dunga, Atchin, Zangado, Dengoso, Feliz, Soneca.

Agora, já 'bastante adulto', não é que uma 'curiosidade mórbida' me assolou?

'Investido' na personagem folclórica de Papai Noel , que no inicio de sua história era uma figura real que distribuia presentes durante as festas natalinas e atendia pelo nome de São Nicolas. Conta-se que ele vivia em um lugar chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 anos aC e que após a morte de seus pais, tornou-se padre.

Contam as histórias que Nicolas colocava sacos com ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caiam dentro das meias que estavam penduradas na lareira para secar. Adveio daí a tradição de pendurar meias junto as lareiras para que Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

Alguns anos depois Nicolas se tornou Bispo e por esse motivo passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e cultivava uma longa barba branca.

Depois de sua morte a igreja nomeou-o santo e com o inicio das celebrações de Natal, o velhinho de roupas vermelhas e barba branca passou a fazer parte das festividades de final de ano!

Até aí, não houve menção das renas voadoras que compunham o quadro do bom velhinho!

E exatamente aí que residiu a minha curiosidade: Queria saber, assim como sabia o nome do sete anõezinhos, o nome das renas que compunham o clã do Papai Noel.

Com as facilidades que temos hoje nas pesquisas via internete, não é que sanei meu 'grande dilema'?

Aí vão para o conhecimento daqueles que ainda não sabiam, os nomes em português da renas auxiliares do Papai Noel: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago!

Cultura dita inútil, também soa como cultura! Hô, hô, hô …

Feliz Natal, com ou sem Papai Noel e suas renas para todos!

HICS
Enviado por HICS em 20/12/2010
Código do texto: T2682242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.