ELLA - A SACERDOTISA - CAPÍTULO 3

Capítulo 3: INTERESSES

A RESPEITO DELA

O colóquio era que após a sua primeira missa celebrada à noite, bem antes do banquete vir acontecer, a apresentação fosse no decorrer da homilia. Nisso, o padre Williams concordava, mas, algo estava o incomodando, e a memória de Ella, vinha como um bálsamo, ao mesmo tempo que havia questionamentos a seu respeito.

-Acredito que a celebração da missa, seja em caráter solene, dado a festa anual das colheitas, não!-Exprimiu, com bom conhecedor da liturgia.

-Sim! Está certo, padre!-Afirmou o clérigo de sessenta e nove anos.

-Ótimo! Que seja preparado então a liturgia do dia, e a homilia será parte sobre a colheita, e parte de minha vida sacerdotal.-Disse ao amigo.

-Vou providenciar! E a casula será vermelha?-Questionou.

-Claro! A vermelha!-Enunciou, estando ainda pensativo.

Liturgicamente, a cor vermelha é utilizada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas, Pentecostes e no Sacramento do Crisma.

-Como é uma festividade que teremos, não seria mais apropriado a do dia, já que é Tempo Comum?-Inquiriu o Padre.

-Você conhece bem a sacerdotisa?-Falou, ao olhar intensamente para o presbítero, Walace Grant.

O padre Grant se levantou, mirou para o altar, e voltou-se para padre Williams.

-Por que perguntas pela sacerdotisa?-Queria saber.

-O que ela realmente faz no castelo?-Não parava de tecer perguntas, das quais queria uma resposta que lhe pudesse vir a satisfazê-lo.

Coçando a barba mal feita, o sacerdote lhe respondeu:

-O que eu sei é que ela é uma das conselheiras do Rei, e cultua os seus deuses como uma descendente de celtas.-Estava intrigado com o interesse do eclesiástico.

-Entendi, caro amigo!-Disse por dizer, mas ainda estava ansiando por conhecê-la de todas as formas possíveis.

SALA DOS CONSELHEIROS REAIS DAS TERRAS ALTAS

A sala não era muito grande, e tinha uma mesa de madeira maçiça, redonda no centro. As paredes continham um símbolo que representava os conselheiros, e estavam espalhados a cada pilastra. Todos estavam em volta desta mesa.

-Temos que fazer as coisas certas, se quisermos que este ano, tenhamos algum benefício ao nosso sustento diário.-Enunciou, a sacerdotisa, estando de pé e com as mãos sobre os ombros de seu pai.

-A festa movimentará o nosso povo, e o Rei quer que a cada boa ceifa, eles sejam agraciados com parte dos lucros das vendas.-Deu o aviso.

No meio de toda a discussão, Ella, então dirige seu olhar para todos os presentes e, solta o verbete:

-Quem sabe dizer-me sobre o novo Padre?-Estava absolutamente interessada.

Os que estavam ali ficaram calados, até Colin, genitor de Ella.

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 14/06/2023
Código do texto: T7813421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.