Oração Contemplativa

 

Ilusão !

 

Tenho um amigo de infância, o Carlos, que fez muito sucesso na vida. Entre outras coisas, o seu carro era um Mercedes Benz último tipo o qual ele trocava, religiosamente, todos os anos.

 

Uma bela noite, véspera do dia em que ele trocaria de carro outra vez, ele teve um sonho. Sonhou que estava dirigindo e ao seu lado estava Jesus conversando com ele. Jesus, com aquele seu sorriso marcante, disse para ele:

 - Carlos, quando você voltar para casa nós não iremos avaliá-lo pelo que você tem, mas sim pelo que você é e pelo que você fez. Cuidado! A vaidade e o apego arruínam o coração dos homens.

 

Carlos deu um pulo da cama. Assustado, suava em gotas e tremia igual vara verde. Levantou-se, tomou um banho e não conseguiu dormir mais. No dia seguinte, às nove horas lá estava ele na agência da Mercedes. Só que desta vez ele entregou as chaves do carro e os documentos ao vendedor e disse:

 - Por favor, venda este carro para mim.

 

O vendedor perguntou:

 - Mas o senhor não vai trocá-lo?

 

Carlos respondeu:

 - Não, obrigado. Mudei de idéia.

 

Carlos saiu, pegou um táxi e foi trabalhar. Daquele dia em diante ele se transformou. Vendeu tudo que tinha, deu aos filhos o que era de direito e doou os demais bens. Hoje, Carlos circula por aí dirigindo um Fiat Palio. Até a mansão em que morava na Barra da Tijuca ele vendeu. Hoje mora em Copacabana num confortável apartamento de dois quartos.

 

Dias atrás encontrei-me com ele. Todo sorridente e alegre como muito tempo eu não o via. Mergulhamos na conversa e então ele me confidenciou algo fantástico:

 - Antes, eu tinha tudo, eu podia tudo, mas a minha vida era um inferno! De nada adiantava ser religioso e ser tão infeliz. Eu vivia tenso, estressado, amargurado, desconfiado de tudo e de todos.

 - Hoje, tudo mudou. Eu nunca poderia imaginar que a felicidade está na simplicidade da vida. Hoje eu vivo com os recursos da minha aposentadoria e mais algumas economias, numa casa simples, com uma vida simples, mas cercado de alegria e felicidade. Um tesouro que eu não tinha antes. Hoje eu vivo em PAZ!

 

O carro é emblemático. Ele é símbolo de status, de poder, de prestígio. O carro, para alguns é ferramenta de trabalho, mas para a grande maioria é argumento de autoridade. Na maioria dos casos, através do carro você identifica a personalidade e o grau de espiritualidade da pessoa.

 

Se eu chego a uma festa dirigindo um Fiat Palio, sou recebido de uma forma. Se eu chego nesta mesma festa dirigindo um Vectra, serei recebido de outra maneira. Mas, se eu chegar dirigindo um Mercedes Benz tudo será muito diferente.

 

No mundo dos homens o que vale é a aparência, o que você tem e o poder que você representa. Aqui, até ladrão vestido de terno, gravata, sapatos engraxados e portando pasta tipo executivo é chamado pela policia de “doutor”, numa total inversão de valores.

 

Alguns, como o Carlos, entendem o significado do sonho e da mensagem de Jesus e, melhor ainda, colocam-na em prática imediatamente. Mas, a grande maioria tendo o mesmo sonho, segue trocando de carro e fingindo nada entender.

 

Esta é a beleza do livre arbítrio, cada um pode escolher o seu tesouro!

 

Meditando ; Leia Mateus 19, 16 – 26 ; Lucas 16, 19 – 31 ; Lucas 18, 18 – 23 ;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 04/06/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T1019195
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.