Oração Meditativa

 

Piedade ou Compaixão

 

A verdade de ontem pode ser a mentira de hoje e a mentira de amanhã poderá ser a verdade de depois de amanhã. A história está cheia de exemplos que nos levam a refletir sobre isto.

 

Durante anos eu entendi que piedade e compaixão eram palavras sinônimas, que eu poderia usar qualquer uma das duas para expressar o mesmo sentimento. De repente, tive a grata surpresa de conhecer com mais profundidade o significado destas palavras que não são irmãs, como eu entendia, mas estão na mesma linha só que cada uma no seu trilho.

 

E isto para nós cristãos tem uma importância fundamental. Mas qual é a diferença ? A piedade é uma ação circunstancial. A piedade surge em função de determinado acontecimento ou situação. Em dado momento, diante de uma ocorrência a piedade aflora em nossa alma e temos pena, dó, tristeza diante de um fato acontecido com alguém. Quer um exemplo ? Sente-se piedade de uma criança abandonada, perambulando pelas ruas e, então, dá-se esmola para ela.

 

A compaixão é diferente. Não é eventual, não surge em momentos específicos. A compaixão é um estado de espírito. Está inserida no coração, na alma da pessoa. Não é ocorrente, é permanente. A compaixão tem raízes profundas, contamina o sangue da gente. A compaixão leva o ser humano para uma constante preocupação com o bem estar do seu semelhante, direciona para a alteridade. Quer um exemplo ? Sente-se compaixão pelas crianças abandonadas e cria-se uma creche comunitária para elas.

 

Alguns pensadores costumam fazer a seguinte reflexão sobre este tema : a piedade infla o ego das pessoas, enquanto a compaixão esvazia o ego. Para eles a piedade tem uma função mais particular, visando amenizar a consciência. Enquanto a piedade é uma ação ocasional, a compaixão é uma ação definitiva, duradoura.

 

Estamos em pleno século 21 e este assunto merece uma profunda reflexão. Afinal, o que queremos ser ? Uma sociedade piedosa ou uma sociedade compassiva ? Hoje somos uma sociedade piedosa porque isto faz bem ao nosso ego. Quando agimos de forma piedosa estamos dizendo para nós mesmos : “- viu, como eu sou bonzinho ? Tive pena e ajudei”.

 

A sociedade quando é piedosa faz questão de manter, por exemplo, os mendigos nas ruas pedindo esmolas, pedindo comida, vendendo doces, lavando para-brisas, pois isto é importante para suavizar a sua consciência.

 

A sociedade compassiva, ao contrário, não admite a presença de mendigos ou crianças nas ruas e muito menos que as pessoas dêem esmolas, pois o que este tipo de sociedade busca é dar dignidade ao ser humano. Trata-se de uma comunidade constantemente preocupada em participar, compartilhar, incluir, acolher. Os seus membros praticam o amor e a justiça social dando lugar a paz.

 

Em hipótese alguma queremos, aqui, desmerecer o valor da piedade, pois ela é muito importante. Queremos, apenas, situá-la na conjuntura atual - século 21 - em comparação com a compaixão e despertar a sua atenção, pois tudo que acontece na sociedade é responsabilidade nossa, de todos e não somente de alguns.

 

Não seria muito melhor se passássemos de uma sociedade piedosa para uma sociedade compassiva ? Não viveríamos muito melhor ? É desta forma que deixaremos de ser um país de terceiro mundo e entraremos, definitivamente, no mundo dos seres humanos. Mas cuidado, tem muita gente interessada nos lucros auferidos nesta sociedade piedosa atual.

 

Meditando: Leia Lc 10, 29-37; Lc 14, 7- 11; Lc 21, 1 – 4;

 

  • Você é piedoso ou compassivo ?

  • O que você traz no coração ?

  • Quando você dá esmola, o que sente no seu coração ?

  • Cite um exemplo de piedade ?

  • Cite um exemplo de compaixão ?

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 07/07/2008
Código do texto: T1069682
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.