Oração Meditativa

 

A Morte

 

Por quê temos tanto medo da morte ? Porque não compreendemos que a morte é parte integrante da vida ! É uma atitude infantil, pois a morte é a única coisa certa que sabemos que ocorrerá em toda a vida. Não sabemos quando e nem como, ainda bem, mas sabemos que é inevitável. Já observou que cada dia que passa é, ao mesmo tempo, mais um dia em sua vida e, também, menos um dia de vida ?

 

Viemos de Deus e para Deus voltaremos. Somos criaturas Dele e quando partirmos desse mundo voltaremos para Casa. Não importa se a morte será natural, de velhice, prematura, violenta ou por um trágico acidente, o certo é que na hora da morte voltamos para Casa. Não é ótimo ?

 

Quando uma criança nasce é preciso ter a tranqüilidade de olhar para ela e pensar da seguinte forma : aqui começa a jornada da vida em direção a morte. Ficarmos alegres e olhando para ela apenas com os “olhos da vida”, estamos fugindo da verdade. Uma verdade muito natural, mas que nos enche de medo. Por quê ?

 

A vida é como um fio condutor, em uma ponta temos a alegria e na outra a tristeza. De um lado a felicidade e do outro lado a infelicidade. Dualismo ? Sim, mas é a melhor maneira de se compreender tudo isso.

 

Viva a vida com intensidade, mas tenha sempre consciência dos dois lados da moeda, pois com humildade você alcançará o ponto de equilíbrio. Quando você estiver vivendo um momento de prazer, lembre-se que do outro lado desse momento, desse fio condutor, há um momento de dor, ao qual você não poderá fugir, pois faz parte da vida.

 

O nosso grande problema, hoje, é que ficamos apegados apenas as coisas positivas, ao prazer, a felicidade, a alegria, a vitória, ao sucesso e nos recusamos a aceitar as coisas negativas, os momentos de infelicidade, de tristeza, de derrota, de fracasso e quando isto acontece entramos em pânico, nos revoltamos e com isso aumentamos o nosso sofrimento, a nossa dor.

 

Quando você aprender a agir e a reagir da mesma forma e com a mesma intensidade nos diferentes momentos da vida, você sentirá uma grande sensação de paz dentro do seu coração. Quer um exemplo ? Quando você aceitar a derrota do seu time com a mesma intensidade com que vibra nos momentos de vitória, é sinal de que a paz e a serenidade começam a dominar a sua alma, o seu interior. Deve ser assim, também, nos demais momentos da vida.

 

É assim com a vida e com a morte. Interessante observar que aceitamos com certa naturalidade quando estamos diante da morte de alguém que está com uma idade avançada ou sofrendo muito de doença incurável. Chegamos, mesmo, a pedir a Deus que faça alguma coisa para acabar com aquela dor. No entanto, em outros casos de morte simplesmente nos desesperamos.

 

Quando uma pessoa querida morre, chorar de saudade faz todo o sentido. A ausência daquela pessoa deixará um vazio por bom tempo, mas chorar porque ela morreu é um desperdício de lágrimas. Quem morre volta para a casa do Pai, pois foi de lá que viemos.

 

Para nós, verdadeiros cristãos, o medo e o desespero com a morte não faz o menor sentido, pois cremos na ressurreição e na esperança de vida plena no Reino que Jesus anunciou.

 

Leia:

 

Meditando:

 

  • Você tem medo da morte ?

  • Por quê ?

  • Como você reage nos diferentes momentos da vida ?

  • Se você é cristão, o que significa a ressurreição ?

  • Se você é cristão, o que significa o Reino de Deus ?

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 06/08/2008
Código do texto: T1115755
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.