Ação de graças e Pedido de misericórdia

Ação de graças e Pedido de misericórdia *

SALMO 40 (39)

1Do mestre de canto. De Davi. Salmo.

2Esperei ansiosamente por IHWH: ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito.

3Ele me retirou da cova fatal, de lodo imundo; firmou meus pés sobre a rocha, dirigindo meus passos.

4Colocou em minha boca um cântico novo, um louvor ao nosso Deus; muitos verão e temerão, confiando em IHWH.

5Feliz é este homem cuja confiança é IHWH: ele não atende os vaidosos, nem aos cheios de mentiras.

6Quantas maravilhas realizaste, IHWH meu Deus, quantos projetos em nosso favor: ninguém se compara a ti. Quero anunciá-los, falar deles, mas ultrapassam qualquer conta.

7Recusaste sacrifício e oferta, abriste o meu ouvido para atender a ti; não pediste imolação nem expiação,

8e então eu disse: Eis que aqui estou. No Frontispício do Livro foi prescrito a mim

9realizar tua vontade; meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro do meu coração.

10Anunciei a justiça de IHWH no meio do povo; eis que eu não fecho meus lábios, tu o sabes.

11Não escondi tua justiça dentro meu ser, falei da tua fidelidade e da tua salvação; não ocultei o teu amor e a tua verdade aos que me encontram.

12Quanto a ti, IHWH, mantenhas tua compaixão por mim; teu amor e tua verdade sempre vão me proteger.

13Pois males inumeráveis estão ao meu redor; meus erros são cobrados sem que eu possa vê-los; são mais que os cabelos da minha cabeça, e o coração desfalece.

14IHWH, digna-te livrar-me! IHWH, vem depressa em meu socorro!

15Fiquem envergonhados e confusos os que pretendem roubar a minha Alma! Recuem e fiquem envergonhados os que desejam minha desgraça!

16Fiquem mudos de vergonha os que riem de mim!

17Exultem e se alegrem contigo todos os que em verdade te procuram! Os que amam tua salvação repitam sempre: "IHWH é grande!"

18Quanto a mim, estive aflito e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és meu auxílio e salvação; Deus meu, te apresses!

- Sara Senhor a minha Alma de meus erros contra ti.

- Cura Senhor a minha Alma.

- Misericórdia Senhor para as Almas que a ti confessam e a ti louvam.

- Lembra das Almas dos Aflitos.

- Ó Deus, teu Nome e tua Bondade me Libertam.

- Meu Deus, compadeça- te de mim e salva-me.

- Senhor, limpa-me de meus erros e guia-me na justiça.

- Reconheçam todos os que me encontrem a Tua Grandeza.

- Livra-me Senhor dos caminhos das trevas.

- Dá-me a Alegria de Tua Luz.

- No momento da tribulação livra-me Senhor.

- Quando tremerem Céus e Terra dá-me o Resplendor da Luz.

- Na Tua Bondade exultem de júbilo os ossos humilhados.

- Ouça Senhor minha Oração por Tua Misericórdia.

- Perdoa os nossos erros, perdoa as nossas impiedades.

- Por Tua Misericórida ouça nossa Oração.

- Ouça Senhor Deus, nossa Esperança de Salvação.

- Pelo Teu Poder com o Teu Vigor dá-me Teu Rumo.

- Ouça-me Senhor nessa Vigília, minha Alma tem Sede de Ti.

- Ouça Senhor nossa Oração, Receba-nos.

- Apresento-me a Ti pela Tua Glória.

- Porque Tua Misericórdia é Eterna aos que a Ti Louvam.

- Pela Tua Bondade ergo as mãos pelo Teu Nome.

- A minha Alma se enche de festa quando minha Boca a Ti Louva.

- Meditarei por Ti em todas as manhãs.

- Pois que és o meu Socorro.

- Recordarei de Ti em todas as tardes.

- Pois que és o meu Socorro.

- Confessarei a Ti em todas as noites.

- Pois que és o meu Socorro.

- Deus se compadeça de nós.

- Ele nos dê a sua Bênção.

- Derrame sobre nós a Luz do seu Rosto.

- Que o Senhor tenha Misericórdia de nós.

- Para conhecermos na Terra o seu Caminho.

- E a sua Salvação entre todos os povos.

- Recebe-me Senhor.

- Livra-me Senhor.

Senhor, a ti suplico, dignes absolver a minha Alma de meus erros, a fim de que viva para Ti, purificando de todos os enganos causados pela fragilidade humana, no perdão geral de tua Piedade.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo Teu Filho, que contigo Vive e Reina, em Unidade com o Espírito Santo, pela Eternidade, Amém.

Louvado seja o Senhor, Soberano Rei da Eterna Glória. És meu Deus e meu Senhor, Rei dos Séculos Imortal e Invisível.

A Ti seja dada a maior honra e glória por toda a Eternidade. Amém.

Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo e Verdadeiro, compadece-Te de mim. Senhor, venha em meu socorro e livra-me de todo o perigo, por honra do teu Santo Nome. Amém.

*[adaptado de "Orações e Devoções: para exercício de piedade", frei Francisco de Jesus Maria Sarmento, Paris: J. P. Aillaud, 1830, 314 p. - e em versão atualizada da língua portuguesa por Joseph Shafan]