A Dimensão Universal

De Jesus.

 

Uma das frases mais polemicas do cristianismo é :

 

... Fora da Igreja não há salvação ...”

 

Isso já provocou brigas, discussões e desentendimentos. Tempos atrás, conversávamos em um grupo e o tema religiosidade surgiu. Foi quando uma senhora começou a dizer :

 

  • Os católicos são muito arrogantes, acreditam que fora da igreja não há salvação.

 

E por uns 10 minutos desopilou toda a sua adrenalina com referência ao assunto. Quando ela parou para respirar, aproveitei a chance e disse :

 

  • A senhora está correta. Essa frase, assim ao sabor do vento, é um absurdo mesmo. Mas a senhora sabe quem disse isso, quando disse, para quem disse e por que disse ?

 

Ela ficou em silêncio, o que confirmava que não sabia dos detalhes. Com toda a serenidade e medindo as palavras para não machucar ninguém, disse :

 

  • A história nos diz que essa frase foi cunhada por São Cipriano, no século III depois de Cristo e foi dirigida para um grupo de pessoas especiais. Naquela época, os cristãos sofriam perseguições e violências de todos os tipos. Muitos eram judeus convertidos e por isso sofriam mais. Assim, estavam “abandonando o barco”, mudando de cidade e deixando o cristianismo. Foi quando São Cipriano encontrou com eles e na tentativa de reverter o processo, afirmou : “...fora da Igreja não há salvação ”.

 

É preciso, sempre, conhecer o contexto dos acontecimentos de forma a não criar interpretações errôneas que podem criar constrangimentos.

 

Mas trocando a afirmação por interrogação, perguntamos :

 

Fora da Igreja há salvação ?”

 

No Evangelho de João 10, 30 Jesus faz a sua auto-apresentação, Ele nos diz quem é :

 

  • Eu e o Pai somos um !

 

O que isso significa ? Que Jesus é divino, eterno e universal. Em Jo 3, 8 temos a confirmação da universalidade de Jesus, pelo Espírito Santo : “o vento assopra onde quer...”. Ele é o Deus de todos, pois não faz acepção de pessoas, o Reino de Deus não é exclusividade de ninguém, confira isso em Mt 15, 24; 8, 5 - 10; 1Tm 2, 5.

 

Todos os seres humanos foram criados por Deus e é Deus mesmo quem oferece e disponibiliza a salvação, bastando o acolhimento pela fé. Só Deus pode ser a salvação do ser humano, como dizia Santo Tomás de Aquino e como diz o Prof. Mario F. Miranda : “A ação salvífica do Espirito de Deus não se limita ao interior do cristianismo, pois é derramado sobre toda a humanidade”, veja em At 2, 17 - 21; 17, 23 – 30;

Entender que a pertença a Jesus é só para os cristãos, é subestimar a grandeza do
amor fraterno do Senhor.

 

O Concílio Vaticano II afirma duas sentenças importantes sobre o tema. Primeiro, “Não há duvida de que o Espírito Santo já operava no mundo antes da glorificação de Cristo” (AG4). Segundo, “devemos admitir que o Espírito Santo oferece a todos a possibilidade de se associar, de modo conhecido por Deus, ao mistério pascal” (GS22).

 

Então, é possível a salvação fora do cristianismo ? Supomos que sim. A Salvação está na imitação da vida de Jesus, na prática do “amor fraterno” que ele nos ensinou : “- amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Mas o que é o amor fraterno ? É o “estar voltado para o outro”. E o melhor exemplo está na parábola do bom samaritano.

 

Jesus é a Verdade Universal, é e está presente nas mais diversas realidades humanas. Jesus está presente naqueles que professam o cristianismo pela fé; está presente naqueles que não professam o cristianismo porque estão em outras realidades de fé; está presente, inclusive, naqueles que não confessam fé alguma, pois os corações podem se abrir a qualquer instante. Assim, aqueles que não conhecem ou reconhecem o cristianismo, por qualquer razão, mas que assumem a práxis de Jesus, poderão ser salvos, sim, pelo seguimento dos atos de fazer o bem como encontramos em Mt 25, 34-46 e no fabuloso Sermão da Montanha. A fé cristã é assumir o ato de ser de Jesus Cristo. Ser cristão é dificílimo : demanda tempo integral, ou você é cristão só quando lhe interessa ?

 

Todos poderão ser salvos, independente de sua religiosidade. O importante é a sua espiritualidade voltada para o bem e para os seus semelhantes. O que destrói o homem é o egoísmo, o estar voltado para si mesmo, olhar somente para o próprio umbigo, o desamor, a soberba, as injustiças sociais, a exploração dos semelhantes e o ódio. Só não serão salvos aqueles que, fechados em si mesmos, recusarem a oferta de Deus.

 

Mas e a evangelização, como fica ? Fica do mesmo jeito em toda a sua importância, pois evangelizar é levar a Palavra do Senhor a cada um de nossos irmãos. Evangelizar é uma expressão de amor. Evangelizar é dar luz ao mundo e quem é a Luz do mundo ? Evangelizar é materializar as obras da fé.

 

A CNBB diz o seguinte : “A doação voluntária de órgãos é um gesto de amor fraterno”. Esse é o espírito cristão que norteia a salvação em Jesus ! O Espírito de Deus está em todos e, se permitirmos, é Ele (o espírito) quem inspira o nosso agir. O Deus do Reino abriga em seu intimo todas as pessoas e não impõe condições, pois respeita a liberdade que Ele mesmo concedeu.

 

Esse assunto é o grande “calcanhar de aquiles” da Igreja e dos teólogos. Deus é para todos porque todos nós somos criaturas de Deus. Amém !

 

 

Leandro Cunha

julho 2.012.

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 15/07/2012
Código do texto: T3778682
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.