MISSA DA CRISMA

COMENTÁRIO INICIAL

• CANTO DE ENTRADA

• SAUDAÇÃO INICIAL

• ATO PENITENCIAL

• HINO DE LOUVOR

OREMOS: Deus de Bondade, realizai em nós vossa promessa, para que a vinda do Espírito Santo nos torne perante o mundo testemunhas do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

• LITURGIA DA PALAVRA

• APÓS O EVANGELHO

CATEQUISTA: Queiram ficar em pé aqueles e aquelas que serão crismados! Dom José Luiz, aqui estão nossos irmãos e irmãs de comunidade que desejam receber o sacramento da crisma. Freqüentaram a catequese crismal durante mais de um ano e têm participado ativamente da vida da comunidade.. Alguns já estão inseridos na Pastoral. Eu e a comunidade achamos que eles estão preparados para serem crismados.

BISPO: Muito me alegro e agradeço a Deus. De agora em diante, como cristãos adultos na fé, como apóstolos e apóstolas, precisarão muito do vosso apoio e de toda a comunidade para crescerem sempre mais na fé e no compromisso que hoje assumem.

• HOMILIA DO BISPO

COM: Toda comunidade é responsável por esses irmãos e irmãs que hoje vão receber o Sacramento da crisma. Como a comunidade não pode toda inteira acompanhar de perto cada um dos crismandos, ela confia esta missão aos padrinhos.

CATEQUISTA: Queiram ficar em pé aqueles e aquelas que serão padrinhos de nossos crismandos e crismandas!

BISPO: Caros padrinhos, recebendo esses crismandos como “afilhados”, deveis ajuda-los para que assumam as responsabilidades de cristãos adultos na fé. Deste modo, sereis colaboradores desses novos apóstolos.

PADRINHOS: Damos graças a Deus e pedimos que ele sempre nos ajude nesta missão!

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO:

COM – A crisma nos dá força para que, no decorrer da vida, possamos ser confirmados na dignidade e missão de batizados. Por isso, neste momento, os crismandos renovam as promessas do batismo. Eles vão acender as velas no Círio Pascal para mostrar sua disposição de seguir a Cristo de modo mais consciente, guiando-se pela luz de Cristo e sendo luz para os demais irmãos e irmãs na comunidade.

CANTO – Vem Espírito Santo vem, vem iluminar! (bis)

(os crismandos acendem as velas)

BISPO: Queridos crismandos e crismandas, diante da comunidade reunida, vocês irão prometer renunciar a tudo aquilo que impede o seguimento de Cristo para que suas vidas possam se assemelhar mais a vida do nosso Salvador. Deste modo vocês se declaram maduros e adultos na fé. Renunciam ao mal e a todas as suas obras e seduções?

CRISMANDOS: renuncio!

BISPO: Renunciam a tudo o que desune e leva a oprimir os irmãos e irmãs?

CRISMANDOS: renuncio!

BISPO: Vocês acreditam em Deus Pai, que fez tudo o que existe, que nos ama e deseja a felicidade de todos os seus filhos e filhas?

CRISMANDOS: creio!

BISPO: Vocês acreditam em Jesus Cristo, Deus Filho que se fez Gente como nós, nasceu de Maria, sofreu e morreu para nos salvar, foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

CRISMANDOS: creio!

BISPO: Vocês acreditam em Deus Espírito Santo que mora em cada um de nós e vive presente atuando na Igreja?

CRISMANDOS: creio!

BISPO: Vocês acreditam na Igreja que Jesus Cristo nos deixou e na missão de fazer com que todos sejam seus discípulos?

CRISMANDOS: creio!

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

COM: Neste momento, o bispo faz a oração pedindo a Deus que envie o seu Espírito sobre os crismandos. Esta oração é acompanhada da imposição das mãos, gesto muito freqüente no início da Igreja. Este gesto de invocação do dom do Espírito Santo significa também que Deus escolhe e consagra para uma missão.

BISPO: Roguemos, caros irmãos e irmãs, a Deus Pai cheio de Amor, que derrame o Espírito Santo sobre estes seus filhos e filhas adotivos, já renascidos no Batismo para a vida eterna, a fim de confirma-los pela riqueza dos seus dons e configura-los pela sua unção ao Cristo, Filho de Deus.

(imposição das mãos e tempo de silêncio)

BISPO: Deus Todo-Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de ciência e de piedade e enchei-os do espírito do vosso temor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

UNÇÃO DO CRISMA

COM: Na unção do crisma, o jovem é investido, autorizado e consagrado para uma missão: a missão de Jesus Cristo. Por isso, recebe a força, o poder do Espírito Santo. Crismandos e padrinhos se aproximam agora do bispo para a unção do crisma.

BISPO: (nome) Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus!

CRISMANDO (A): Amém!

BISPO: A paz esteja contigo!

CRISMANDO: E contigo também!

• ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

• CANTO DAS OFERENDAS

• ORAÇÃO EUCARÍSTICA

• RITO DA COMUNHÃO

OREMOS: Acompanhai, ó Deus, com a vossa bênção, aqueles que receberam a unção do Espírito Santo e foram nutridos pelo Sacramento do Vosso Filho, para que, superando todas as adversidades, alegrem a vossa Igreja por uma vida santa e a façam crescer no mundo por seu amor e suas obras. Por Cristo, nosso Senhor! Amém!

COM: agradecimentos, avisos e bênção final!

Lucival Eldorado
Enviado por Lucival Eldorado em 24/07/2013
Código do texto: T4402469
Classificação de conteúdo: seguro