Oração ao Anjo da Guarda

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA
Miguel Carqueija


“Em seguida o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.”
(Mt 4,11)



Santo Anjo do Senhor,

É bom lembrar que nem todos os anjos são “do Senhor”, nem todos estão com Deus, nem todos são santos. O Padre Paulo Ricardo explicou certa vez, brilhantemente, na TV Canção Nova, que ao criar as criaturas angélicas (num passado remotíssimo, podemos acrescentar) Deus os deixou livres e soltos pelo universo, numa situação de prova como depois fez com Adão e Eva. Anjos, diga-se de passagem, não se reproduzem e não possuem parentesco entre si. Cada um deles é uma super-raça. Além disso, não possuem sexo e só por convenção ou modo de dizer costumamos nos referir a eles no masculino.
Alguns desses anjos (na verdade uma grande multidão) separaram-se voluntariamente do Criador, por orgulho e espírito de revolta. Isto se chama invejar a Deus e, por soberba, recusar o seu justo senhorio. Um deles, que hoje chamamos Lúcifer ou Satanás (isto é, o Adversário) liderou a primitiva rebelião. Assim, quando dizemos Anjo do Senhor” estamos nos referindo aos fiéis, santos, que permanecem com Deus e em Deus.

meu zeloso guardador,

Pela Fé católica cremos que Deus, em sua bondade e sabedoria, designa um anjo da guarda para cada um de nós. Os anjos da guarda nos acompanham invisivelmente e procuram nos sensibilizar para o bem. Afinal, como lembra o belo filme “Filha da Luz”, estamos envolvidos num combate espiritual todos os dias de nossas vidas. Os anjos caídos não cessam de nos tentar, procurando nos afastar de Deus pelo orgulho ou pelos vícios ou pelo esfriamento da Fé e das virtudes. Por isso devemos nos lembrar de nossos anjos, recorrendo a eles para que nos dêem força e proteção.

se a ti me confiou a piedade divina,

Sim, a piedade e a incomensurável bondade de Deus, que sabe sermos nós humanos criaturas frágeis diante do Mal em estado puro, espiritual, ou seja os anjos caídos. Fomos confiados à guarda dos anjos bons e devemos confiar neles (é oportuno esclarecer que guarda é uma coisa, redenção é outra; a Redenção dos seres humanos opera-se única e exclusivamente por meio do sacrifício de Jesus Cristo).

sempre me rege e guarda, governa e ilumina.

E quantas vezes nem sequer nos lembramos deles!
Anjos são seres puramente espirituais, sem corpo, e suas operações intelectuais, livres que estão dos liames da matéria, são grandemente superiores às dos humanos. Por isso eles podem nos iluminar misteriosamente, com seus dons espirituais. É verdade que anjos podem mostrar-se visivelmente, em forma humana e com asas, mas em sua essência, como eu disse, não possuem corpo e aliás nem forma. Um anjo é uma inteligência pura, e dotada de poder sobre a matéria e a energia deste universo material. Na verdade é difícil para nós entender claramente as prerrogativas angélicas. Eles refletem, bem melhor do que nós, as perfeições do Ser Supremo.

Amém.

Anjos do Senhor, rogai por nós.


(Nota: a Oração ao Anjo da Guarda aqui analisada é uma das mais tradicionais e conhecidas da Igreja Católica)


Rio de Janeiro, 28 de março de 2014.


imagem downloadwallpapers