Da injúria e da Difamação

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; (Mt 5,44).”

O Santo Natal se aproxima, corra para a gruta de Belém e abra seu coração para o menino Jesus. Só Ele pode dar-lhe a verdadeira Paz e a mais pura Alegria.

Hoje, neste Terceiro Domingo do Advento, o gaudete, o Domingo da Alegria, alegre-se no Senhor (Fl 4,4ss).

“Amate I Vostri Nemici: Vengo Presto! Não é apenas a encarnação divina que se espera neste Advento, mas, sobretudo a parusia, a segunda e derradeira vinda de Cristo glorioso para nos julgar.

Diz a Imitação de Cristo (Cap XLVI “Da confiança que se deve ter em Deus quando nos disserem palavras injuriosas): Filho (diz Cristo) conserva-te firme e espera em mim. Palavras são palavras; voam pelo ar, mas não quebram a pedra. (...) Não é muito que sofras ao me4nos algumas palavras, às vezes, já que não podes suportar mais pesados golpes. (...) e não faça caso de mil palavras dos homens.”.

Faça dessa amargura, dessa desilusão com pessoas que se julgam dignos e melhores por serem detentores de honrarias humanas, por serem considerados justos pela comunidade, mas são tão fracos e pecadores como todos nós, uma excelente oportunidade para praticar a máxima Cristã: amar seus inimisto e retornar-lhes com o bem o mal que lhe fizeram.

Culpados e inocentes, seremos todos julgados. Ofereça, hoje, no Ofertório, a sua indignação, o seu sofrimento, a sua humilhação em reparação de seus próprios pecados. Reze por esses infelizes detratores e caluniadores: eles nos permitiram praticarmos a verdadeira caridade. Afinal, é fácil amar a quem nos ama também.

Também eu, estou tentando controlar a minha ira contra esses infelizes; que Deus os conduza ao caminho do bem.

Paz de Cristo e Amor de Maria!