Que tipo de Fome Pedro teve em Atos 10?

Acompanhe Atos 10...

Nota-se logo de cara que esse homem que havia em Cesárea que era a capital da Palestina era gentio.

Segundo a lei mosaica quem não era nascido em Israel era considerado gentio, imundo, impuro, cachorro, não tinha direito a Deus.

Mesmo não sendo israelita Cornélio era temente ao Pai, com isso ele recebeu o fruto da Árvore da Vida:

Piedade, bondade, misericórdia, humildade, caridade...Amor.

Ele teve uma visão ás 3 horas da tarde e o anjo lhe disse que as esmolas dele subiu ao céu, ou seja, tudo de bom que fazemos na terra com nossos próximos será ligado aos céus. (Mt 16:19).

O anjo mandou Cornélio mandar uns homens ir procurar Pedro em Jope, sendo assim, Cornélio mandou homens piedosos, ou seja, homens bons de coração. Jope era a cidade onde estava morando Pedro.

Vejamos a grandeza e a profundidade:

At 10:9...

Quando Pedro subiu ao terraço para orar tendo fome...

Amados aqui a fome não é física e sim espiritual, ou seja, fome de batizar (ensinar, repartir). Para alimentarmos nossa fome espiritual não basta só comer (aprender) do Pão da vida (Cristo) e sim repartir também.

Pedro em sentido (em entendimento) viu o céu aberto...

Agora vejamos Atos 10:12 lembrando que ele teve fome e segundo a lei mosaica homens gentios, imundos, impuros, iam ao seu encontro para ele se alimentar e alimentar espiritualmente os seus próximos.

At 10:12 contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céus...Amados esse animais impuros aqui somos nós, os gentios.

13 Então uma voz lhe disse:

"Levante-se, Pedro; mate e coma".

14 Mas Pedro respondeu:

"De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! "

(Mate aqui é: derrube a lei mosaica, e coma aqui: é alimente também os gentios com o Pão da Vida,com as Boas Novas de Cristo, é hora de anunciar as Boas Novas não só mais para Israel e sim para todas nações da terra).

15 A voz lhe falou segunda vez:

"Não chame impuro ao que Deus purificou"

Lembra? Tu és Pedro (pessoa, homem) e sobre essa Pedra (Cristo, verdadeiro Templo) edificarei a minha igreja (pessoas) e as portas do inferno (mentira, ignorância...) não prevalecerão contra ela. Mt 16:18

O Pai agora espiritualmente purifica e edifica todos homens da terra com o Pão da Vida, como ele havia prometido a Abraão (Gálatas 3:8)

At 10:23-24

Então os homens que Cornélio havia mandado chegaram a

Pedro e o mesmo os convidou a entrar e os hospedou.

No dia seguinte Pedro partiu com eles, e alguns dos irmãos da cidade de Jope o acompanharam.

No outro dia chegaram a Cesareia.

Cornélio os esperava com seus parentes e amigos mais íntimos que tinha convidado.

Vejamos o que disse Pedro ao chegar na casa de Cornélio:

Atos 10:28

Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei mosaica um judeu associar-se a um GENTIO ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar IMPURO ou IMUNDO a homem nenhum.

Continuamos atentamente:

Atos 10:30-31: Cornélio respondeu:

"Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde. De repente, colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes e disse:

Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas (bondade, piedade, misericórdia...) subiram ao céus diante de Deus.

Atos 10:33

Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir (cear) tudo que o Senhor te mandou dizer-nos

Observem atentamente

At 10:34-35:

Então Pedro começou a falar:

"Agora percebo verdadeiramente que Deus não FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, mas de todas as NAÇÕES aceita todos aqueles que o teme e faz o que é justo. (Bondade, piedade, caridade, humildade, paz, generosidade, fé, harmonia, esperança, misericórdia...Amor.

Amados há dois batismo no contexto, o físico de João Batista e o espiritual de Cristo é tanto que um pouco antes em At 1:5 e um pouco lá na frente em At 11:16 o próprio Pedro disse ainda sem entender e vai tornar a dizer já entendendo o seguinte:

"João Batizou (ensinou) com água entretanto dentro de poucos dias vós sereis batizados (ensinado) com o Espírito Santo”. A ascensão Cristo. (Batizar= ensinar)

Tinha que haver o exemplo físico para termos o conhecimento espiritual, o povo tinha que ver o exemplo para entender, naquele tempo havia muita contaminação religiosa, infelizmente hoje a contaminação só aumentou.

Cristo é a Água que nos limpa de qualquer sujeira religiosa.

Cristo é o dilúvio que lava a terra (coração)

Cristo é a Arca da nossa salvação.

Cornélio representa todos nós (gentios). Como vimos acima, eramos considerados perante a lei mosaica como impuros, imundos, cachorros, gentios.

Amados quando repartimos entendimentos, logo também nos alimentamos, quando repartimos e descontaminamos nossos irmãos que estão contaminados, isso é o verdadeiro batismo e a verdadeira ceia. Foi o que fez Pedro, ele repartiu sobre as Boas Novas de Cristo, se alimentando também. O tipo de fome que ele teve foi fome espiritual.

Em At 10:36 em diante ele vai falar da mensagem da paz, vai falar das Boas Novas, de quando o Verbo da Vida ainda estava em carne.

Nesse momento ai o Pão chegou para todos, não só mais para Israel. Na verdade entramos desde quando o Testador da Nova Aliança (Cristo) "morreu" no madeiro, mais depois da "morte" os discípulos foram perseguidos e tiveram que viver se escondendo do sistema religioso, junto com a política para não morrerem antes de anunciar o evangelho para os gentios de todas as nações, fugiam e se escondiam de casa em casa, em cidades em cidades, isso foi um profecia de Cristo Mt 23:34.

Agora leremos At 10:1 á 11:30 sem parar.

Amados o PLANO DE SALVAÇÃO do Pai para com o Filho e para com nós foi PERFEITO. Nós seres humanos limitados que infelizmente não compreendemos.

Rogério Rodrigues

Rogher Rodrigues
Enviado por Rogher Rodrigues em 04/08/2023
Código do texto: T7853599
Classificação de conteúdo: seguro