Experiência de Deus
                               Oração Meditativa

                              Vingança por amor.

Levei muito tempo para aprender algo importante, existe a vingança por amor e a vingança pelo ódio. É óbvio que não se combate o mal com o próprio mal. A vingança pelo ódio rebaixa o agredido ao mesmo patamar do agressor. 

Durante muito tempo, entendi que o certo seria não reagir às agressões com vingança. Só que a palavra vingança, ao longo dos anos, foi tomando conotação diferente do seu conteúdo original. O que é vingança ? É castigar, punir alguém que cometeu alguma falta, algum pecado . Mas pode ser entendida, também, como “tirar desforra de alguém”. E este último conceito tem prevalecido e é exatamente o que leva a “combater o mal com o próprio mal”. Atitude censurada por todas as religiões. 

A vingança pelo ódio está difundida na sociedade brasileira por uma razão muito simples : a impunidade. E se continuar assim, a tendência é piorar e dentro de pouco tempo estaremos assistindo a justiça pelas próprias mãos, já que o poder judiciário, no Brasil, é figura decorativa, não se impõe e não se dá ao respeito. 

A vingança por amor tem como objetivo primordial resgatar aquele que cometeu alguma falta aplicando-lhe punição compatível com o erro cometido. É preciso ter cuidado e não permitir que o castigo seja severo demais. A fronteira entre o ódio e o amor é imperceptível. A ofensa recebida não se resolve pelo ódio. Ah, estamos tratando, aqui, de religiosidade, não se esqueça disto. 

Mas, como entender o que é vingança por amor ? Vejamos um exemplo. Um casal separou-se e tem um filho com 5 anos. O filho ficou com a mãe e tornou-se mais um dos inúmeros “filhos da avó”, pois a mãe trabalha fora e elege outras prioridades. A avó assumiu o neto com unhas e dentes e apegou-se a criança de forma egoísta. Quando o pai telefona para falar com o filho ela não o permite, dando toda sorte de desculpas, impedindo um contato entre os dois. 

Entretanto, uma vez por ano o filho tem direito a passar 30 dias de férias com o pai. Neste momento, a avó telefona diariamente para falar com o neto. O pai já pensou em não permitir o contato, adotando a mesma política da avó. Se ele fizer isto com o puro sentimento de ir à forra, é o que chamamos de vingança pelo ódio. Mas se ele fizer isto com o objetivo de fazer a avó “provar do próprio veneno” e, quem sabe com isto mudar de atitude após o retorno do neto, temos, então, a vingança por amor.
É uma punição saudável que corrige as falhas do sistema. E ninguém pode censurar o pai ao agir desta forma, pois ele está dando à avó da criança uma penitência com o objetivo de corrigir a sua postura. 

Santo Agostinho, um dos pilares do cristianismo, tinha posição firme sobre isto e diferenciava muito bem a vingança pelo ódio da vingança por amor. Dizia ele, é preciso “infundir um temor saudável aos vivos”, para que estes respeitem as Leis de Deus e temam os castigos inerentes às suas faltas ou pecados. Ele dizia isto, sem receio de cometer imprudência, mas com o firme propósito de zelar espiritualmente pelo bem dos homens. 

São Paulo Apóstolo nos dá um bom exemplo sobre isto, quando “entrega a Satanás um determinado homem para a destruição de sua carne, a fim de que o seu espirito seja salvo no dia do Senhor”. Drástico para você ? Só parece drástico para aqueles que acreditam que o plano material é mais importante do que o plano espiritual. Quem está ligado a Deus entende que o remédio amargo é o que cura. 

Mas é preciso entender e assimilar o que nos ensina o Senhor diante de toda e qualquer ofensa: ser paciente, compreensivo e misericordioso. Para o exercício da vingança por amor é necessário “orar pelos que vos perseguem e caluniam...”. Infelizmente, no mundo de hoje, raros são os que estão preparados para a boa e salutar prática da vingança por amor, somente aqueles que já sabem separar “os cordeiros dos cabritos”.


Meditando : leia I Cor. 5 ; Atos 5, 1- 10; Mat. 5, 43 – 48; Luc. 13, 5

1.Você combate o mal com o mal ?
2.A vingança pelo ódio leva você ao sucesso ?
3.Onde começa o ódio e termina o amor ?
4.Você é compreensivo, paciente e misericordioso ?
5. Em qual situação da sua vida você pode aplicar a vingança por amor ? 
6. Você sabe diferenciar os cordeiros dos cabritos ?





Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 12/01/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T814077
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.