Oração Meditativa

 

O Pai Nosso.

 

No auge da visita que Jesus fez ao mundo, os seus discípulos, encantados com a sabedoria daquele homem, pediram que Ele lhes ensinasse a orar. E Jesus, então, ensinou-lhes a oração ao Pai. Trata-se de uma oração de petição dirigida a Deus com sete súplicas as quais vamos meditar. E é, também, uma oração coletiva, para ser efetuada em conjunto por um grupo de pessoas, mas nada impede que seja feita individualmente.

 

Pai Nosso que estais no céu”

Muito se discute se somos filhos de Deus ou se apenas Jesus é filho dEle. Mas, na minha humilde interpretação, nesta frase dita “exatamente” por Jesus, fica claro e evidente que todos nós somos filhos de Deus. Jesus não disse : “- Meu Pai que estais no Céu ...”. Ele usou nesta oração a primeira pessoa do plural, e Deus é um Deus de “inclusão” e não de “exclusão”.

 

Santificado seja o vosso nome” - 1a súplica

Temos aqui um voto de louvor, Jesus proclama a santificação de Deus e faz questão de dar glórias aos quatro cantos do universo por isso. Assim, Jesus nos ensina que além da oração, também é importante louvar e exaltar o Pai misericordioso.

 

Vem a nós o vosso reino” - 2a súplica

Jesus, mais uma vez, demonstra que o Reino é dom, um presente de Deus para nós, e que só alcançarão o Reino aqueles que forem convidados para tal. Repare que Ele roga para que o Reino venha até nós, mas respeita a vontade do Pai.

 

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu” - 3a súplica

Expressão máxima da fé, da entrega total à Deus. Quem diz esta frase com confiança não tem medo de nada e nem de ninguém. Quem diz em oração e ainda sente angústia em seu coração é porque não confia plenamente em Deus.

 

O pão nosso de cada dia nos daí hoje” - 4a súplica

Mas não é somente a bênção de colocar comida em nossas mesas, aqueles que pensam assim, pensam pequeno. Mas, principalmente, dai-nos o alimento sagrado para fortalecer a nossa alma para vencermos as tentações que nos afligem neste mundo. Entre elas o apego !

 

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” - 5a súplica

Jesus roga pelo bem maior de Deus, a sua imensa misericórdia, mas apressa-se em deixar claro que agirá da mesma forma com os seus semelhantes, isto é, também será misericordioso. Pois só alcançará o perdão de Deus aqueles que perdoarem plenamente os seus irmãos.

 

Não nos deixeis cair em tentação” - 6a súplica

Pede, então, pela proteção divina deixando claro que, mesmo sabendo que Deus nos dá o livre arbítrio, abrimos mão desta liberdade para obtermos o seu santo amparo que é muito mais precioso do que a liberdade que ainda não sabemos como usá-la.

 

Mas livrai-nos do mal.” - 7a súplica

E, finalmente, pede a Deus que nos livre de todos os males passados, presentes e futuros. Mas, principalmente, que nos liberte da escravidão que temos aos bens deste mundo.

 

Amém.

 

Leia : Lucas 11, 2-4 ; Matheus 6, 9-13

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 11/03/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T896561
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.