Oração Contemplativa

 

Perdoar ? Quem, eu ?

 

Há tempos eu tive uma profunda discussão com um amigo, ele foi duro comigo e eu ouvi coisas que jamais poderia imaginar que um dia ouviria. Graças a Deus ficamos nas agressões verbais, não descemos ao fundo do poço em agressões físicas. Menos mal !

 

Dias depois, este amigo me procurou e muito envergonhado, de cabeça baixa, começou a falar comigo me pedindo desculpas e querendo que eu o perdoasse pois ele reconhecia que tinha sido grosseiro e que tinha ultrapassado todos os limites do bom senso e que não entendia o porquê de tanta agressividade comigo.

 

Enquanto ele falava e me pedia desculpas, eu virei as costas e fiquei alguns segundos olhando para trás. Ele, sem entender, me disse :

- Eu estou aqui humildemente pedindo desculpas e você vira as costas para mim ?

 

Com um sorriso nos lábios eu respondi :

- Nada disto. Enquanto você falava eu resolvi olhar para trás e rever toda a minha vida, todo o meu passado, para saber se eu tenho competência para “perdoar” alguém. Quem sou eu para fazer isto ?

- Você me pede perdão, mas o seu pedido de desculpas é dirigido à pessoa errada. Eu não virei as costas para você. Eu olhei para trás e como se fosse um filme em “curta metragem” repassei alguns momentos da minha vida.

- Quantas pessoas eu magoei ? Quantas pessoas eu humilhei ? Quantas vezes eu trapaceei ? Quantas pessoas eu desprezei ? Quantas pessoas eu desdenhei ?

- Quantas vezes eu menti para prejudicar os meus semelhantes ou para tirar algum proveito pessoal com aquela mentira ? E para subir na vida, então ? Eu usei e abusei das mentiras.

- Quantas pessoas sofreram por causa do veneno que eu destilei através do ódio, do ciúme, da inveja, da calunia e da leviandade ? São muitos os inimigos que eu cultivei ao longo dos tempos.

- E com a minha própria família ? Quantas vezes eu enganei a minha esposa ? Quantas vezes eu menti para ela ? Olho para trás e vejo, claramente, que não fui um bom pai. Minhas preocupações eram outras. Minhas prioridades eram alcançar as minhas ambições pessoais, as paixões e os desejos deste mundo: dinheiro e poder a qualquer custo.

- E de repente eu me defronto com alguém na minha frente me pedindo “desculpas”. Na verdade, meu amigo, eu preciso urgentemente cair de joelhos e pedir “perdão” à Deus e a todas as pessoas as quais, de alguma forma, eu maltratei.

- Quem sou eu para perdoá-lo ? Antes disto, eu preciso procurar todas as pessoas que eu citei acima e realizar o mesmo gesto seu aqui neste momento. Antes de tirar a “trave dos seus olhos” eu preciso tirar o “travessão que se encontra nos meus olhos”.

- Para um dia, quem sabe, eu ter algum “direito” de perdoá-lo eu preciso, antes de mais nada, pedir desculpas aos meus semelhantes e ser perdoado por eles. Não sendo isto possível, preciso me socorrer junto a Deus e, abrindo o meu coração, rogar que Ele interceda junto a todos para que eu seja perdoado.

 

Neste momento, fiz questão de dar um forte abraço em meu amigo e, chorando, agradecer a ele a oportunidade que estava me concedendo “de lavar a minha alma com as lágrimas que escorriam do meu rosto”.

 

 

Leia : Matheus 5, 1 – 12; Lucas 6, 20 – 26;

 

Meditando :

 

  • E você, já fez uma revisão sobre o seu passado ?

  • Muitas mentiras ? Muitas humilhações ?

  • Quantas pessoas você já desprezou ?

  • Você já virou as costas para alguém ?

  • Alguém já virou as costas para você ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 14/03/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T900865
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.