Oração Contemplativa

 

Evento Histórico

 

O cristianismo é uma religião fascinante. Há dois mil anos cresce no mundo e cativa seus adeptos mesmo com seus dogmas, princípios, mistérios e contradições. Até mesmos pessoas que não são cristãs são unânimes em dizer que o cristianismo é uma religião impressionante. Aprofundar-se no cristianismo é fazer uma viagem fantástica ao mundo do desconhecido e encontrar a alma humana repleta de verdades materiais e espirituais desconcertantes.

 

Ler a Bíblia, seja a Antiga Aliança ou a Nova Aliança, é um exercício de fé maravilhoso. O tempo todo encontramos contradições que saltam aos nossos olhos e nos levam a questionamentos profundos e, no mundo de hoje, onde impera o “racional” é preciso muita fé para não nos subjugarmos às falsas verdades do mundo dos homens.

 

Em cada livro das Escrituras Sagradas é preciso entender a “alma” do autor, mergulhar no tempo e voltar séculos atrás para compreender o contexto da época em que foi escrito, qual era a cultura daquele povo, quais eram as condições sociais, políticas e econômicas que imperavam. Sem este exercício é impossível entender uma obra clássica desta envergadura. Vamos ler, mas não iremos entender.

 

Quer um bom exemplo ? Qual é o pilar central do cristianismo ? É a Ressurreição de Jesus, claro ! Sem a Ressurreição não haveria cristianismo e com todo o respeito Jesus não passaria de um simples “profeta”.

 

Mas veja bem, a Ressurreição de Jesus não é um evento histórico. O que é um evento histórico ? É um fato onde podemos registrar o que aconteceu: onde, quando, como e as testemunhas. Se faltar um destes quesitos não é fato histórico.

 

A Ressurreição de Jesus é um fato teológico e um fato bíblico, não há a menor sombra de dúvida. Mas, paradoxalmente, não é um evento histórico. Nós cristãos cremos que ela ocorreu, mas não sabemos quando, nem como e não há testemunhas. Sabemos que Jesus “cansou” de avisar sobre isto.

 

E a morte de Jesus, é um evento histórico ? Sim, claro que é ! E é um evento teológico, um evento bíblico e um evento histórico, pois sabemos onde ocorreu, quando ocorreu, como ocorreu e o que não faltam são testemunhas.

 

E mesmo assim, com tantos mistérios, tantas contradições desconcertantes somos milhões e milhões de cristãos que crêem na Ressurreição de Jesus. Mas a beleza de tudo isto está exatamente nestes mistérios, pois são eles que nos cativam e que conquistam, a cada dia, mais e mais adeptos. Sem isto a nossa religião seria insossa, sem graça, sem tempero. Afinal de contas, são estes mistérios que nos conduzem à fronteira entre o sagrado e o profano. Qual homem não se interessa por este mistério ? Não importa se você é cristão, muçulmano ou espírita, a religião é uma paixão, até mesmo os ateus são atraídos por ela.

 

A grande discussão sobre ciência e fé vem de longe e precisamos colocar cada coisa em seu devido lugar. A ciência é o conhecimento dos homens e a fé é a intuição que vem de Deus.

 

Não é Fantástico ? Tudo isto não é maravilhoso ? E este mistério é obra de Deus, pois é ele - o mistério - que sustenta a nossa alma e alimenta a nossa esperança.

 

 

Meditação : Matheus 28 ; Marcos 16 ; Lucas 24 ; João 20

 

 

  • Entre o sagrado e o profano onde você se encontra ?

  • Você lê a Bíblia com os olhos da razão ou da fé ?

  • Diga outros mistério do cristianismo e medite sobre eles.

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 29/04/2008
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T968002
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.