Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A corajosa Spinnaker - A coragem que nos falta

Velejar, que é a arte da navegação à vela onde se aproveita eficientemente a força externa do vento para impulsionar um veleiro à frente, tornou-se ainda mais eficiente com a introdução de uma vela chamada Spinnaker, ou "Balão". Esta vela aproveita a corrente de ar vinda da parte traseira do barco (popa) para imprimir maior velocidade. Entretanto, a técnica para a utilização desta vantagem exige dos velejadores alta capacidade na movimentação, asteamento, rapidez e sintonia entre barco, vento e vela.
 
Muitas vezes em nossa vida, quando nos falta a devida força interna para agir, decidir e caminhar, precisamos abrir mão de um "balão" interno para aproveitar as circunstâncias externas e tirar proveito, acelerando nossas vidas.
 
O balão representaria a coragem, que utilizando-se das variáveis externas à nossa vontade, nos tira de situações não desejadas por nós mesmos.
 
Para ter coragem, é preciso destreza em observar o melhor momento, o vento de trás. É preciso também saber manejar a vela spinnaker uma vez que os ventos vão variando ao longo do tempo.
 
Mas o que vem ser essa destreza ? É reconhecer-se que sozinhos não podemos nada realizar. Precisamos ter fé, aceitar ajuda daqueles que estão ao nosso lado. É preciso humildade para reconhecer que sem ajuda externa não podemos acelerar a solução de um problema e também reconhecer que essa ajuda nem sempre é como queremos, isto é, ela vem de um lado específico (vento de popa) e exige mudanças e adaptações nossas.
 
Um veleiro nada é sem o vento e nada é sem suas velas, é apenas um barco ancorado indefinidamente no porto das ilusões, no porto da comodidade. Encontrar a felicidade exige que se singre o mar das viscissitudes, abrindo todas as velas possíveis, aproveitando os ventos, ora favoráveis, ora de través.
 
A coragem não nasce em nós, mas é construída e manipulada de acordo com o que queremos e precisamos.
Edu Gomes
Enviado por Edu Gomes em 19/01/2006
Código do texto: T100922
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edu Gomes
Santo André - São Paulo - Brasil, 50 anos
4 textos (141 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 18:57)
Edu Gomes