Vou lá fora.

Vou lá fora respirar. Ver a paisagem, sentir o clima. Daqui de dentro não tenho muita noção... se está frio...se está ameno...se o sol resolveu aparecer.

As estações mudaram desde a última vez...e não reconheço qual vigora neste instante. Mas vejo flores, pássaros, esperança... no céu o símbolo da aliança: o arco-celeste veio me saudar.

Abro os braços...a vida roça afetuoso em minha face. Seu gosto...sabor de novidade: “novidade-de-vida”. Um lindo pássaro pousou em minha fronte...lindo...inusitado...atarantado...mas não permito que nela construa seu abrigo. O espanto. A liberdade é seu destino.

Aqui fora está gostoso; mas todas essas cores, sons e movimentos me assustam. Aqui tudo parece perene, ao passo que tudo passa sistematicamente tão rápido, que alguns detalhes tornam-se imperceptíveis. E ele não volta. Não absolve. A borboleta bate suas asas e seus efeitos se farão sentir até o infinito.

Ouço um grito. Não sei se de aflição... se de conquista...mas ele ecoa e incomoda. Folhas se vão ao soprar do vento, e as árvores, como num tom de lamento, reproduzem o som produzido pelo vento.

Há frutos. Me alimento. Seu gosto ainda é desconhecido, mas meu paladar não o rejeita.

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 24/06/2008
Reeditado em 03/08/2012
Código do texto: T1049107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.