Era um garoto...

Poesia on line. Mote proposto por Fiore Carlos:

Quando você entrou em minha vida

Era um garoto...

Maria Quitéria

... que, como eu, odiava os Beatles e os Rolling Stones.

Os Beatles por sua riminha pobre, suas músicas de uma nota só, vendável; do Lennon ainda gostávamos um pouco, mas ele só tinha boas idéias e gritava paz quando o ácido fazia as frases surgirem na parede. Os Stones eram outros alucinados, mas tinham lá o seu som, batido e paranóico, é certo, mas tocavam. A gente detestava a massificação, até a massificação hippie com sua marijuana e suas flores. A gente não se enturmava.

Eu era uma garota papo firme e ele, um tremendão. Mas a gente também odiava a jovem guarda e também odiava piano;

instrumento elitista que não dava pra carregar nas costas e ainda dava um sono desgraçado. A gente gostava do Raul, do Paulo, do Tom Zé e éramos loucos pelos novos baianos.

A gente gostava de velocidade e de correr de carro e moto. Gostava do perigo e de roubar frutas no quintal dos outros. A gente fazia racha e se rachava de tanto rir. A gente se estropiava inteiro. Vivia tendo que se costurar. A gente gostava do Chico mas fazia campanha contra seu copo de uísque e sua intelectualidade de rico falando de pobre e defendendo o PT. A gente baixava o sarrafo e baixavam o sarrafo em nós. Mas a gente não ligava. A gente tinha idéias e eram boas. A gente sabia das coisas e as coisas não eram o que todos aplaudiam. As coisas eram outras. A gente não curtia droga, não curtia bebida, só velocidade e adrenalina de perigo. A gente gostava da Ipiranga com a Avenida São João. De sentar nas calçadas e conversar com as putas.

Eu ainda sou uma garota papo firme, papo cabeça e tenho umas idéias. Ele não é mais tremendão. Só se for lá pras outras bandas onde deve se encontrar com os caras das bandas e quem sabe, anda levando um lero com o Raul. Eu agora gosto do Roberto; fez um monte de poesia esse cara. E, pior de tudo, vez em quando me pego assobiando Let it Be.

Sinto saudade dele. Quando ele entrou na minha vida era um garoto que, como eu, odiava os Beatles e os Rolling Stones.

Eu:

- O que será que você vai estar fazendo em oitodooitodedoismileoito?

Zé:

- Não sei. Mas não vou estar por aqui. Nunca farei quarenta anos."

Pois é, não fez.

Sampa, 03.08.2008 11:00hs

Sampa, 08.08.2000