Devaneios do tempo

O tempo passa, “tic tac, tic tac” e sinto um alívio na rapidez com que passa, me sinto culpada por sentir não estar aproveitando (devidamente) este tempo que acelera a cada dia mais, mas me sinto feliz que a cada dia da semana ele passe cada vez mais rápido. O ser humano de modo geral é bastante insatisfeito com a vida que tem, nunca estamos felizes de fato, sempre está faltando uma coisa que na nossa mente, nos impede de sermos felizes e completos.

Será porque que sinto tal dualidade de sentimentos de culpa e ao mesmo tempo de alívio que o tempo esteja passando rápido? Seria talvez, uma forma de fuga do dia-a-dia que me atordoa? Ou, uma vontade enorme de gritar, fugir e ver as coisas acontecerem? Ou, simplesmente, o cansaço de esperar que as coisas aconteçam? Mesmo que você esteja fazendo sempre tudo para que as coisas sejam diferentes a cada dia.

É demasiada cansativa a espera, sendo que você não suporta mais ver o tempo passar e a vida continuar a mesma. É indescritivel o sentimento de ter toda a liberdade do mundo, mas se ver preso ao passado, se ver preso a algo, se sentir preso dentro dessa “liberdade” ilusória. É infeliz, você saber o caminho das pedras para a tão sonhada “felicidade” e ver que anda desperdiçando sua vida e energia com o que realmente não importa. Mas, o que é mais triste ainda é não saber qual caminho seguir, sendo que há tantos para se escolher, se sentir perdida na estrada infinita da vida.

O que me conforta é que o tempo passa, mas a vida continua, uma hora ou outra nos descobriremos e nos sentiremos seguros no caminho que estamos e os momentos de indecisão, de perdição, ficarão no passado, junto com o tempo que já se esvaiu.

Ana Paula de Mendonça Braga.

16/02/06