Culpa, tão grande culpa...

Cabelos suados, grudados na testa

tal qual uma criança que sua dormindo,

deitado estás, de olhos cerrados.

Lábios vermelhos sujos de sangue.

Qual será a maior decepção da tua mãe?

Ver-te morto com o rosto infante ou ver-te morto por todas as culpas que carregas?

Reflexão sobre o trabalho da repórter fotográfica Adriana Francioli, para o jornal Zero Hora, no ano de 1994. Retratava um dos comparsas mortos do bandido conhecido como Melara (este sobreviveu até pouco tempo, quando apareceu morto após uma outra fuga.).

Embora tivesse aparentemente trinta anos, tinha no rosto a serenidade de uma criança. o grupo havia se rebelado durante a noite mais fria daquele ano, e fazendo reféns, utilizando na fuga dois carros cedidos pelo governo do estado, depois, um da RBS TV (Filial da TV Globo em Porto Alegre.), não satisfeitos, invadiram o hotel Plaza San Rafael, no centro da cidade, estacionando um táxi dentro da recepção. Acompanhados de perto pela imprensa local, renderam-se pela manhã do dia seguinte, após várias negociações (Inclusive uma, onde o chefe da rebelião deveria sair do presídio de Charqueadas tranqüilamente pela porta da frente.). As fotos são chocantes.

(Aulas de fotojornalismo do professor ms. Rogério Soares, no Centro Universitário Metodista do Sul, em POA.)

Caroline Garcia Cruz
Enviado por Caroline Garcia Cruz em 27/08/2008
Código do texto: T1148964
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.