Dicionário Pessoal

PARAÍSO – Existe e é pessoal. O mapa está dentro de cada um de nós, mister se faz estudar muito para poder localizá-lo e compreender sua leitura, nunca ninguém nos dará este mapa, apenas outras mentes nos ajudam a estudar, pois que nossa mente sozinha vai a lugar algum. Para poder alcançá-lo, tem de se pagar o preço de passar por tempestades e desertos. Pode-se optar por não alcançá-lo, mas o resultado serão pequenas ilhas de alegria no meio a um imenso oceano de vazio.

LIBERDADE PLENA – Só pode ser vivenciada a partir do momento que deixamos de prejudicar o Planeta onde nos encontramos e passamos a respeitar a forma única de cada um se manifestar. Viva e deixe viver, conviva, aprenda e ensine, se não for possível conviver, afaste-se.

FELICIDADE PLENA – Possível apenas quando o todo está em equilíbrio e harmonizado, sem harmonia interna e com o todo que nos cerca, a felicidade é uma ilusão, apenas um bem-estar pessoal confundido com felicidade e de pouca durabilidade. Não existe fórmula, cada um deve descobrir o caminho, a sua fórmula.

VIDA – É a Inteligência Universal Manifesta, de uma beleza indescritível, dinâmica, em constante processo de criação e transformação, é preciso ter amor incondicional pela vida para poder com ela fluir, e assim também se criar, construir e transformar. (amo incondicionalmente a vida, independente do que os outros acham ou fazem com ela, independente dos meus erros no processo de crescimento).

RAÇA HUMANA – Ainda não se tornou “humana”, alguns grupos e indivíduos se esforçam para tal intento.

AMOR – É a maior e mais completa INTELIGÊNCIA de todos universos, realidades e dimensões, ainda estamos em estágio embrionário para esta compreensão.

JULGAMENTO – Não se julga pelas aparências, são muito enganosas, necessário se faz ver a essência, e somos pouco aptos para ver a essência, pois não percebemos nem a própria, devemos nos esforçar por compreender, isto não implica em aceitar, mas compreender é fundamental, agora saber lidar de forma sábia, é um grande desafio.

VERDADE – A verdade de fato LIBERTA, a verdade sempre é belíssima, o que é feio e dói é o momento da ruptura com a ilusão, pois enquanto a vivemos emprestamos uma beleza artificial e por ser artificial, não é sustentável.

INDEPENDÊNCIA – É de todo uma ilusão.

EXEMPLO:

Quando você coloca um cd para curtir um som que te dá aquele prazer, o que aconteceu antes para você desfrutar este momento de prazer?

Alguém gastou um tempo para compor as músicas, pessoas fabricaram os instrumentos, outras tiveram que ir atrás da matéria prima que compõe estes instrumentos que finalmente são distribuídos em lojas. Houve pessoas que inventaram e aperfeiçoaram aparelhos para poder gravar músicas, assim como aparelhos e acessórios com a função de reproduzi-la e finalmente em ambas as situações sucede a distribuição no mercado; todo este processo se repete na realização do cd que você segura em suas mãos no que tange à fabricação e distribuição. Então imagine a quantidade de pessoas envolvidas para você ouvir um CD !

Agora reflita sobre cada produto utilizado no seu dia-a-dia, para qualquer direção que você olhar, observar, notará um número, às vezes um grande número, de pessoas envolvidas para que você possa passar razoavelmente o seu dia, portanto você é completamente dependente de uma grande rede de seres humanos e assim ter acesso ao mínimo básico ou mesmo uma vida cheia de conforto, luxo e prazeres que o dinheiro (atualmente) pode propiciar. É possível alguma autonomia no meio em que vivemos sob condições propícias, mas não confundir uma certa autonomia com independência!

Esta não é a única rede da qual somos inteiramente dependentes, existe a rede da natureza que nos mantém vivos, fornecendo todo alimento e toda matéria prima para o consumo dos produtos que nos são necessários.

Há também uma rede mais sutil, mas tão importante quanto qualquer outra para uma sobrevivência sadia, que é a do afeto e reconhecimento de nossa existência individual, pois sem isso tornamo-nos doentes e doentios...

Assim como estas existem muitas outras redes e sub-redes que nos sustentam, mantendo-nos vivos nos diversos níveis, físico, emocional, mental e espiritual basicamente, assim como somos parte integrante destas redes, nos cabendo cumprir nosso papel para o bom andamento da rede/teia e quando nos negamos, esta mesma rede/teia não nos devolve o que necessitamos...

RELACIONAMENTO ROMANTICO E FRATERNO –

AMOR NÃO NASCE PRONTO

AMOR SE APRENDE

AMOR SE TRANSFORMA

AMOR, UM MOVIMENTO CONTÍNUO

E ASCENDENTE QUE DEVEMOS ACOMPANHAR

COM FÉ, FORÇA E CORAGEM.

PORTANTO,

VIVER NO AMOR

É O MAIOR DESAFIO DA VIDA!

(e exige inteligência que pode ser desenvolvida)